> >
Linhares registra mais de 1,7 mil casos de dengue em três meses

Linhares registra mais de 1,7 mil casos de dengue em três meses

No primeiro trimestre de 2020, o município registrou um dado alarmante: uma média de 19 casos confirmados da doença por dia e uma pessoa morreu em decorrência de dengue

Publicado em 8 de abril de 2020 às 10:52

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
08/04/20 - Linhares - Linhares registra 300 casos de dengue em uma semana
O município de Linhares já acumula, em 2020, quase quatro vezes mais o número de pessoas com a doença que no mesmo período de 2019. (Prefeitura de Linhares/Divulgação)

Diante da pandemia do novo coronavírus que tem modificado a vida da população, outro velho problema preocupa as autoridades de Saúde: a dengue. Em Linhares, Região Norte do Espírito Santo, nos últimos três meses foram confirmados 1.727 casos da doença, uma média de 19 por dia, segundo a prefeitura.

Entre os meses de janeiro a março de 2020, Linhares teve 2.178 casos notificados de dengue, sendo 1,7 mil confirmados e um óbito. Os bairros com maior incidência de notificações são Interlagos (601), Santa Cruz (346) e Aviso (168).

O dado de casos confirmados chama a atenção, principalmente se comparado com o mesmo período de 2019, quando foram confirmados 483 casos de dengue. Diante do índice, o município já acumula quase quatro vezes mais o número de pessoas com a doença.

Além do alto número de casos confirmados, Linhares já registrou também uma morte provocada pela dengue. De acordo com o diretor da Vigilância Ambiental, Sérgio Lubiana, os dados deixam as autoridades preocupadas.

Aspas de citação

Os números assustam e estamos em estado de alerta. São muitos casos confirmados da doença e, infelizmente, neste ano já registramos um óbito pela doença. Nossas equipes têm intensificado o trabalho de combate ao mosquito transmissor, mas precisamos que a população entre nesta luta com a gente

Sérgio Lubiana
Diretor da Vigilância Ambiental de Linhares
Aspas de citação

Segundo Lubiana, mesmo em meio à pandemia do novo coronavírus, a dengue não pode ser esquecida pela população. “Precisamos sim de nos prevenir contra a Covid-19, mas não podemos descuidar da dengue. Assim como a população deve seguir as recomendações para prevenção da Covid-19, orientamos que também sigam as recomendações em combate à dengue. Apenas 10 minutos de cuidados em sua casa, na semana, é o necessário para se combater o mosquito transmissor da doença”, reforça.

Este vídeo pode te interessar

Prefeitura de Linhares informou que as equipes da Secretaria Municipal de Saúde estão intensificando as ações de combate ao mosquito em todo o município. O alerta é para que a população redobre os cuidados nas casas, principalmente diante da atual situação.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais