> >
Tapete na porta de casa pode ser um risco em tempos de coronavírus?

Tapete na porta de casa pode ser um risco em tempos de coronavírus?

Doutor em doenças infecciosas, o médico infectologista Crispim Cerutti Junior afirma que os tapetes à beira da porta podem ser locais de acúmulo de sujeira e de transmissão de contaminação, inclusive do novo coronavírus

Publicado em 1 de abril de 2020 às 08:51

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Tapete na porta de casa
Médico recomenda não manter os tapetes na porte de casa em épocas de pandemia de coronavírus e deixar os calçados na parte de fora . (Divulgação)

Uma medida de higiene utilizada para reduzir a possibilidade de levar o novo coronavírus, causador da doença Covid-19, para dentro de casa é tirar não apenas os calçados, deixando-os preferencialmente do lado de fora, mas também os tapetes. É comum nas portas das residências e em entradas de edifícios e salas comerciais há presença de tapetes, onde costumeiramente são deixados chinelos, tênis e sapatos.

Entretanto, em tempos de elevação do número de casos da Covid-19 em outros países, no Brasil e no Espírito Santo – o Estado Espírito Santo possui 96 confirmações da doença de acordo com o último boletim divulgado pelo governo estadual na noite desta terça-feira (31) – qual a medida ideal em relação aos tapetes?

Tapete na porta de casa pode ser um risco em tempos de coronavírus

O recomendado é evitar que eles fiquem à beira das portas nesse momento, segundo o infectologista e professor universitário Crispim Cerutti Junior. O especialista afirma que a presença do objeto pode elevar os riscos de contaminação.

O infectologista Crispim Cerutti Junior orienta as pessoas a não deixarem tapetes na porta de casa
O infectologista Crispim Cerutti Junior orienta as pessoas a não deixarem tapetes na porta de casa. (Reprodução/TV Gazeta)

"O tapete é um elemento ruim nessa hora porque ele retém sujeira. A sujeira retida nele serve de elemento de contaminação. O vírus pode ficar ali por algum tempo", salientou o doutor em doenças infecciosas.

Este vídeo pode te interessar

Substituir os tapetes por panos sanitizados com água sanitária é uma alternativa de curta eficácia. "Vai servir até um certo ponto porque é a mesma coisa. Se fica com sujeira acumulada, mesmo com a água sanitária presente, a limpeza não se torna adequada. O melhor a se fazer é não colocar nem tapete ou panos na porta de casa. Os protocolos de segurança e recomendações que damos é manter os calçados próximos dos acessos, mas sempre do lado externo, de tal forme que não se circule com ele dentro do domicílio. Em seguida recomendamos retirar a roupa e colocá-la para lavar e depois tomar um banho assim que chegar em casa", finalizou Crispim Cerutti Junior.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais