> >
Moro vai participar do anúncio da Guarda Municipal de Cariacica

Moro vai participar do anúncio da Guarda Municipal de Cariacica

Município é o único da Grande Vitória que não possui uma Guarda Municipal. Anúncio está previsto para esta terça-feira (29), quando o ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, chega ao ES

Publicado em 28 de outubro de 2019 às 21:02

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Agentes da Força Nacional patrulham bairro de Cariacica. (José Carlos Schaeffer)

A criação da Guarda Municipal de Cariacica será uma das ações a ser apresentada nesta terça-feira (29), na vinda do ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro,  ao Espírito Santo. A iniciativa é da Prefeitura de Cariacica, que destacou que, antes do anúncio, o ministro fará uma visita à Central de Videomonitoramento do município.

 A cidade capixaba é uma das cinco do país que integram o projeto-piloto "Em frente, Brasil", que visa ações de combate aos índices de criminalidade, entre elas a presença da Força Nacional no município por tempo determinado.

Atualmente, somente Cariacica não possui guarda municipal na Grande Vitória, mesmo sendo um município de grande extensão territorial e de comércio intenso. A Força Nacional tem reforçado com 100 militares o patrulhamento há quase dois meses em 28 bairros, mas os resultados não têm sido se refletido no principal fator de medida de violência: homicídios. Outubro nem terminou e já é o segundo mês com mais homicídios de 2019, com 15 mortos. Um aumento de 67% em relação ao mesmo mês do ano passado. 

Na visita ao Estado, Moro também deve anunciar a liberação de R$ 200 milhões do Governo Federal para a cidade, previstos para serem investidos na área de saúde, saneamento básico e educação. A reportagem pediu mais detalhes sobre quais seriam esses projetos, mas a assessoria de imprensa da prefeitura informou apenas que serão apresentados em coletiva no final da manhã desta terça-feira (29).

Em seu site, a Prefeitura de Cariacica divulgou, ainda, que o dinheiro também deve ser aplicado no projeto Casa da Mulher Brasileira para atendimento às mulheres vítimas de violência, ainda com local a ser definido para construção. Uma parcela do montante federal será encaminhado para Estação Juventude 4.0 que promoverá a inclusão de jovens no mercado de trabalho por meio de capacitação profissional.  As iniciativas serão abertas pelo ministro.   

Este vídeo pode te interessar

Pela manhã, Sérgio Moro acompanhará uma apresentação sobre o "Programa Estado Presente em Defesa da Vida", do governo do Estado e, por volta de 11 horas, o ministro vai conceder entrevista coletiva no Palácio Anchieta, centro de Vitória. Depois, o ministro deve se encontrar com  o prefeito Juninho e demais secretários que formam o Gabinete de Gestão Integrada Municipal, na sede da Prefeitura de Cariacica, em Alto Lage. 

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais