> >
Moradora encontra jacaré ameaçado de extinção ao caminhar em Camburi

Moradora encontra jacaré ameaçado de extinção ao caminhar em Camburi

Segundo o Projeto Caiman, o animal é Jacaré-de-papo-amarelo, espécie fundamental para o equilíbrio da Mata Atlântica

Publicado em 26 de dezembro de 2019 às 12:45

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Jacaré-de-papo-amarelo . (Katia Meumann)

Uma cena no mínimo inusitada chamou a atenção em Vitória no dia de Natal. Uma moradora encontrou um  jacaré na orla de Camburi, em Vitória, na tarde desta quarta-feira (25), enquanto caminhava na areia da praia com sua filha.

Segundo a analista de Recursos Humanos Katia Meumann encontrou o animal por volta de 5h30, entre os dois campos de futebol da praia. "Foi a primeira vez que vi um jacaré solto em lugar público. Antes, eu só tinha visto na reserva da Vale", relata Katia à reportagem de A Gazeta.

Aspas de citação

Fiquei preocupada com o meu filho, que costuma jogar futebol nessa região, já que normalmente ele joga a bola para o alto e acaba caindo nessa área onde encontrei o jacaré

Katia Meumann
Analista de Recursos Humanos que encontrou o animal
Aspas de citação

O Projeto Caiman (de proteção aos jacarés da Mata Atlântica no Estado) foi acionado. O veterinário Marcelo Renan de Deus Santos explicou que vai percorrer a área de mata no final da praia ainda na tarde desta quinta-feira (26) e, se necessário, também fará buscas à noite para localizá-lo.

Anteriormente foi publicado, equivocadamente, que o jacaré havia sido capturado na manhã desta quinta-feira (26) e levado para a sede do projeto Caiman, onde passaria por avaliações e, se estivesse saudável, seria solto em uma reserva próxima.

Ele disse que pela foto dá para perceber que o animal ainda é um filhote, portanto não oferece riscos à população. Mas ressalta que apenas pessoas capacitadas devem se aproximar, até mesmo para evitar que o jacaré se machuque.

O médico veterinário acredita que o jacaré tenha chegado à praia "surfando" pela rede de drenagem de água de chuva de Jardim Camburi. "O córrego Camburi deságua no final da praia de Camburi e sempre tem bicho por lá. E, principalmente, com essa chuva de anteontem é provável que apareçam outros jacarés. Com as áreas alagadas pela chuva eles se espalham", afirmou.

De acordo com o coordenador do Projeto Caiman, Yhuri Nóbrega, o jacaré encontrado é da espécie Jacaré-de-papo-amarelo (Caiman latirostris), que está ameaçada de extinção e é fundamental para o equilíbrio da Mata Atlântica, além de ser extremamente pacífica.

“Esse fenômeno de jacarés na cidade ocorre devido à urbanização desenfreada. As cidades avançaram sobre a Mata Atlântica e os animais estão vivendo às margens dos grandes centros, nos pequenos fragmentos florestais”, afirma Yhuri Nóbrega.

Somente em 2019, ele conta que foram resgatados 30 jacarés em áreas urbanas do Estado. O coordenador do Projeto Caiman e Médico Veterinário, Yhuri Nóbrega, explica que com a chegada do verão, esse fenômeno irá se intensificar. Por isso é importante que a população, em hipótese alguma, toque ou importune o animal.

O QUE FAZER

O coordenador do projeto aponta que ao se deparar com um jacaré, é importante ligar para a Polícia Militar Ambiental e para o Projeto Caiman. Desta forma, uma equipe especializada vai ao local zelar pela saúde e bem-estar do animal. 

O Projeto Caiman pode  ser acionado pelo telefone (27) 98827-2334 e por meio das redes sociais @projetocaiman. A população também deve ligar para o Centro Integrado Operacional de Defesa Social (Ciodes) no número 190 que a ligação é encaminhada para o setor especializado.

PROJETO CAIMAN

O Projeto Caiman é uma iniciativa de pesquisa e conservação das populações de jacarés da Caiman latirostris no Brasil, e vem realizando diversos projetos para conservar esses animais e a Mata Atlântica.

Este vídeo pode te interessar

Quem quiser aprender mais sobre essa espécie de jacaré pode visitar a exposição do Projeto Caiman que trata sobre as questões de conservação do Jacaré-de-papo-amarelo no Espírito Santo. A exposição é gratuita e está disponível até o dia 8 de janeiro de 2020 na área de embarque do Aeroporto de Vitória.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais