> >
Governo autoriza estudo para trem urbano ligando Vitória e Serra

Governo autoriza estudo para trem urbano ligando Vitória e Serra

Empresas que tiverem interesse também podem fazer estudos para melhoria dos terminais de ônibus na região metropolitana e para infraestrutura de corredores exclusivos interligando Cariacica e Vila Velha

Publicado em 2 de janeiro de 2020 às 21:08

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Terminal do Transcol em Jardim América, Cariacica, deverá ser contemplado na Proposta de Manifestação de Interesse (PMI) de empresas que atenderem ao chamado do governo. (Secom/ES)

O governo do Estado decidiu autorizar empresas a realizarem estudos para a implantação de trem urbano ligando Vitória e Serra. Os interessados devem apresentar projetos com a modelagem do serviço, que também devem contemplar a gestão e a operação do sistema de transporte público de passageiros.

As regras constam do edital de Proposta de Manifestação de Interesse (PMI), publicado na última segunda-feira (30) no Diário Oficial pela Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi). As empresas têm até 30 dias para apresentar a documentação a fim de obter a autorização e depois mais 90 dias para apresentação dos estudos.

O interesse em realizar os estudos partiu da iniciativa privada. “Por isso, estamos publicando para conhecimento de outras empresas que possam ter interesse nesse mesmo objeto, abrindo prazo para que apresentem a documentação e também recebam a autorização para executar os estudos. Acreditamos que quanto mais empresas interessadas, mais chances o Estado tem de receber bons projetos”, destaca o secretário Fábio Damasceno, por meio da assessoria.

O edital de PMI, ainda de acordo com a assessoria da Semobi, solicita que os interessados possam apresentar projetos, levantamentos, investigações e estudos para modelagem técnica, operacional, econômico-financeira e jurídica referentes à implantação de modal ferroviário urbano, compreendendo a implantação, gestão, operação e manutenção de sistema de transporte público de passageiros, através de tecnologia de baixa emissão de carbono, mais sustentável e eficiente com material rodante sob trilhos, interligando os municípios de Serra e Vitória.

TERMINAIS DE ÔNIBUS

Também foi publicado o edital de PMI para melhoria dos terminais urbanos, de iniciativa do próprio governo. Para esse, as empresas interessadas também devem apresentar projetos, levantamentos, investigações e estudos para modelagem técnica, operacional, econômico-financeira e jurídica referentes à concessão para construção, implantação, gestão, manutenção, recuperação, conservação, modernização e operação de terminais urbanos de integração da Região Metropolitana da Grande Vitória e da infraestrutura de faixas e corredores exclusivos de ônibus interligando as cidades de Vila Velha e Cariacica.

A Semobi acrescenta que a proposta deve considerar a participação da iniciativa privada na realização do objeto, levando em conta a construção, gestão, operação e manutenção do novo terminal urbano de Carapina para operação do sistema de transporte público a ser proposto e integração com o Transcol e demais modos de transportes públicos e privados, coletivos e individuais. Os interessados também têm 30 dias para apresentar documentos e obter autorização, e outros 90 dias para entregar os estudos.

Os editais completos estão disponíveis no Diário Oficial do Estado

Este vídeo pode te interessar

Governo autoriza estudo para trem urbano ligando Vitória e Serra

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais