> >
Coronavírus no ES: Estado quer fazer 100 mil testes em abril

Coronavírus no ES: Estado quer fazer 100 mil testes em abril

Por enquanto, capacidade de testagem do Estado ainda é limitada, dependente dos testes enviados pelo Ministério da Saúde

Publicado em 30 de março de 2020 às 21:15

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Data: 12/03/2020 - Profissional em laboratório realiza teste de coronavírus. Freepik
Testes são voltados para diagnosticar casos graves internados e casos leves em unidades sentinela para monitoramento da epidemia. (Freepik)
Coronavírus no ES -Estado quer fazer 100 mil testes em abril

Com a entrada do Espírito Santo no alerta vermelho na classificação dos casos de coronavírus, pela constatação da transmissão comunitária, o governo do Estado afirma que pretende adquirir 100 mil testes para diagnosticar a doença, ao longo do mês de abril. Hoje, segundo o governador Renato Casagrande (PSB), o Ministério da Saúde tem enviado 800 testes por semana para o Espírito Santo. A meta é realizar de 500 a 600 testes diários.

Essa ampliação na testagem é uma medida a ser tomada devido à expectativa do crescimento do número de casos para as próximas semanas. "Entramos em uma fase de crescimento de curva mais acentuado no Brasil e também no Espírito Santo. A transmissão comunitária é o reconhecimento de que o número de casos pode aumentar, e temos que testar mais, tanto é que nosso laboratório saiu de 50 testes por dia, e essa semana pode chegar a 500 a 600 testes por dia. Estamos comprando esses testes, ganhando alguns", declarou o governador.

Ele detalhou que o Estado está tentando comprar mais 5 mil testes essa semana e já fez uma compra de outros 50 mil, mas que só chegam depois de 15 de abril. Além disso, o governo ganhou 15 mil testes de uma empresa e 9.100 testes rápidos de outra, além de pedir  reforço ao Ministério da Saúde.

"O objetivo é ter pelo menos 100 mil no Estado. Testando ao máximo, é possível fazer uma radiografia do comportamento do vírus e permitir que se seja planejado mais adequadamente o número de leitos hospitalares", 

O secretário estadual da Saúde, Nésio Fernandes, explicou quem são os pacientes que passam pelos testes. “Para essa etapa de transmissão comunitária, o Ministério da Saúde recomenda somente a testagem de pacientes com síndrome respiratória aguda grave. Mas vamos definir até quarta-feira, para o Espírito Santo, quais são os critérios de prioridade de testagem. Tendemos a não adotar só para os graves, mas assumir para eles uma resposta rápida”.

“Queremos continuar testando todo mundo que está suspeito, e mais pessoas da comunidade, porque isso nos dará uma radiografia sobre o comportamento do vírus no Estado. No futuro, uma região ou outra pode ter mais restrições”, acrescentou Casagrande.

OUTRAS MUDANÇAS

O secretário de Saúde disse ainda sobre outras adaptações que o governo pretende fazer, com o início da transmissão comunitária. “Queremos ter algumas máquinas exclusivas, com funcionários somente para testar rapidamente pacientes graves dos hospitais, e outros equipamentos para fazer testagem geral da população dentro dos critérios. Essa quantidade de testes que estamos garantindo é bem generosa para o parâmetro brasileiro. Estamos garantindo que aqui o PCR será o teste prioritário”, afirmou Nésio.

O teste PCR é aquele que detecta o vírus na amostra. Há ainda teste rápido de sorologia, que verifica a resposta do organismo ao vírus, ou seja, são verificados os anticorpos, na resposta imunológica do corpo ao microorganismo invasor.

“O teste rápido da gotinha de sangue  sai em 10 minutos. Se ele der negativo, antes de 6  ou 7 dias eu preciso repetir, ao ponto de poder chegar aos 14 dias. Por isso, o teste rápido tem uma aplicabilidade baixa, é para usar de maneira específica com a população. Poderá ser usado para segurança pública, área de saúde”, explicou Nésio.

OS 100 MIL TESTES NO ES (APROXIMADAMENTE):

  • 50 mil comprados para após 15 de abril
  • 15 mil doados por uma empresa
  • 9,1 mil testes rápidos doados por empresa
  • Outros 30 mil testes podem ser comprados adiante

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais