> >
Casal do ES que viajou em cruzeiro está com coronavírus, diz família

Casal do ES que viajou em cruzeiro está com coronavírus, diz família

Os dois fazem parte de grupo de familiares de 40 pessoas que participou da viagem. Dentre eles, 32 apresentaram os sintomas da doença. Familiares reclamam de falta de agilidade e orientações equivocadas

Publicado em 17 de março de 2020 às 12:17

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Costa Favolosa: navio italiano fez um cruzeiro no Caribe, 40 capixabas participaram. (Divulgação)

Um homem e uma mulher, de 72 e 70 anos, moradores de Vila Velha testaram positivo para o coronavírus, segundo familiares dos dois. Eles chegaram ao Estado na última quinta-feira (12) após uma viagem em um cruzeiro italiano pelo Caribe. Outras 40 pessoas, que também moram no Espírito Santo e são familiares do casal, estiveram no navio. Deste total, 32 apresentam os sintomas do Covid-19. Até o momento, apenas os dois testaram positivo, mas outras pessoas que participaram da viagem aguardam o resultado dos exames.

Na segunda-feira (16), durante a noite, o governador Renato Casagrande (PSB) disse que um dos 8 casos confirmados até então era de uma pessoa que havia feito um cruzeiro, mas não deu mais informações. De acordo com pessoas que fazem parte do grupo que fez a viagem, apenas o casal recebeu a informação, nesta terça-feira (17), que estavam com coronavírus.

Segundo a nora do casal, que conversou com a reportagem, eles viajaram para Punta Cana, na República Dominicana, de avião no dia 2 de março. Lá, eles participaram de um cruzeiro, com navio e tripulação italianos, passando pelas Ilhas Virgens Britânicas, San Martin e Guadalupe.

Após o passeio, o grupo capixaba retornou ao Porto de Punta Cana e voltou de avião para o Brasil. "Minha sogra chegou na quinta-feira, e vieram aqui em casa almoçar. Eles estavam bem, mas se queixaram de alguns sintomas. Meu marido logo percebeu que poderia ser coronavírus e falou para ela ir na hora para o hospital, para fazer o teste", conta.

O resultado só ficou pronto nesta terça-feira (17). Por precaução, eles permaneceram em isolamento, na casa onde moram em Vila Velha,  após realizarem os exames no hospital. Contudo, após se informar com o médico que a atendeu, a mulher, de 70 anos, foi até o supermercado, usando máscara, para comprar mantimentos.

O grupo de 40 pessoas continua em contato, pelo Whatsapp. Dos 32 que manifestaram os sintomas, todos estão em casa, em isolamento. Alguns aguardam o teste para o coronavírus. Uma mulher chegou a ser internada na UTI na quinta-feira (12) por dificuldade de respirar, mas recebeu alta no dia seguinte e também já está em casa.

Cruzeiro está impedido de aportar e já tem casos confirmados de coronavírus. (Divulgação)

CRUZEIRO ESTÁ EM ALTO-MAR SEM PERMISSÃO DE APORTAR

O cruzeiro feito pelos capixabas foi realizado pelo navio Costa Favalosa. Jornais dominicanos têm noticiado que há casos confirmados de coronavírus de pessoas que estiveram no navio. Logo depois do grupo capixaba desembarcar, no dia 9 de março, mais passageiros embarcaram para fazer o mesmo percurso pelas ilhas do Caribe. Contudo, após confirmação de casos dentro da embarcação, ele está sem permissão para aportar em países da região. Os passageiros estão presos em seus quartos.

DEMORA EM RESULTADOS E ORIENTAÇÕES CONFUSAS

Outras pessoas que integraram a comitiva relataram que buscaram atendimento em hospitais informando que fizeram uma viagem ao exterior, onde já havia casos de coronavírus confirmados na República Dominicana e que a tripulação do navio era italiana, mas, mesmo assim, foram liberados sem restrições pelos médicos.

“Acho que houve algumas falhas, tanto no hospital, que liberou sem fazer o teste, quanto no laboratório (Lacen) que demorou todo este tempo para dar o resultado”, conta a nora do casal de idosos. Segundo ela, a previsão inicial era de que o resultado dos exames realizados na quinta-feira (12) saísse no sábado (14). No entanto, só foi divulgado nesta terça-feira (17). 

No último boletim divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), divulgado ontem,  constava oito casos confirmados de coronavírus, sendo um de um paciente que viajou em um cruzeiro. Com o resultado dos exames divulgados hoje atestando positivo, essa estatística, deve aumentar. 

A reportagem está em contato com os hospitais que atenderam pacientes da comitiva. Também acionou a Sesa e a Prefeitura de Vila Velha para ter mais informações e aguarda retorno. 

Mais informações em instantes.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais