> >
Tecnologia capixaba deixa carro inteligente e atrai interessados no exterior

Tecnologia capixaba deixa carro inteligente e atrai interessados no exterior

Inovações em georreferenciamento utilizadas na agropecuária e mobilidade urbana serão levadas para o mercado da América Latina

Publicado em 30 de março de 2024 às 09:18

Ícone - Tempo de Leitura 2min de leitura
Viatura com tecnologia capixaba
Equipamento Geobox já está instalado em mil viaturas no Espírito Santo. (Divulgação)

Com mais de 20 anos no mercado, uma empresa capixaba de tecnologia está mirando o exterior para a expansão dos negócios. Nos próximos meses, a Geocontrol vai apresentar suas criações voltadas para a segurança pública e também para o georreferenciamento, ligado ao agronegócio e à mobilidade, em países como Chile, Colômbia, Bolívia e México.

Uma das inovações que serão lançadas no próximo mês em uma feira internacional de segurança é o Geobox, uma solução que já está instalada em mil viaturas no Espírito Santo. A ideia é levar a ferramenta do Espírito Santo para mais Estados e países. A expectativa é aumentar em 200% as vendas da solução tecnológica. 

Tecnologia capixaba deixa carro inteligente e atrai interessados no exterior

“Com nosso equipamento, conseguimos transformar uma viatura convencional em uma inteligente com várias funcionalidades, onde o policial consegue ler automaticamente as placas de carro e buscar as informações, por exemplo”, detalha o diretor comercial da Geocontrol S/A, Rogério Tristão.

A tecnologia concentra, em um único dispositivo, as principais ferramentas necessárias para otimização das operações policiais, como reconhecimento facial, GPS, câmera LPS, wi-fi a bordo, base de dados online e off-line, leitor biométrico, telemetria, entre outros recursos.

“Tendo em vista que o Brasil conta hoje com cerca de 78 mil viaturas para a Polícia Militar e chegando a cerca de 100 mil, se contarmos as viaturas da Polícia Civil, entendemos que o potencial de negócios dessa solução é de um aumento por volta de 200% neste ano”, afirma Tristão.

Outro produto carro-chefe da empresa e 100% capixaba atua na área de georreferenciamento, atendendo a demandas como de recadastramento imobiliário urbano, agricultura de precisão, infraestrutura, construção civil, gerenciamento florestal, segmento de óleo e gás, portuário e outros setores.

Segundo Rogério Tristão, essa tecnologia será apresentada em países como Chile, Colômbia, Bolívia e México. Para 2025, a intenção da empresa é chegar ao mercado africano, atendendo países de língua portuguesa. “Nossa meta, para daqui a dois anos, é comercializar 1 mil equipamentos por ano”, afirma.

Equipamento Geobox é instalado em viaturas inteligentes do ES
Equipamento Geobox já está instalado em viaturas inteligentes do ES. (Divulgação)

O empresário detalha que seus principais concorrentes são aparelhos desenvolvidos em outros países, atualmente com custo mais alto do que a tecnologia capixaba.

Seu principal diferencial é a captura de pontos por imagem, sendo o único do país com essa solução. As coordenadas são determinadas através de uma nuvem de pontos 3D originada a partir das fotos retiradas pela câmera do smartphone que está georreferenciado pelo RTK APP.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

Tags:

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais