> >
Sindicato entra na Justiça para barrar descontos nas mensalidades escolares

Sindicato entra na Justiça para barrar descontos nas mensalidades escolares

Sindicato entende que a Lei 11.144/2020 é inconstitucional e, por isso, deu entrada em processo para suspender seus efeitos até que o mérito da questão seja discutido

Publicado em 24 de junho de 2020 às 19:39

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Alunos estão estudando em casa em virtude da pandemia do novo coronavírus
Alunos estão estudando em casa em virtude da pandemia do novo coronavírus. (Pixabay)

O Sindicato das Empresas Particulares de Ensino do Espírito Santo (Sinepe-ES) entrou na Justiça nesta quarta-feira (24) para tentar barrar a Lei 11.144/2020 na Justiça Estadual. A lei em pauta determina a concessão de desconto em mensalidades, por conta da pandemia do coronavírus. A associação, que representa 206 unidades de ensino particular do ensino infantil ao superior no Estado e atende cerca de 180 mil alunos. O sindicato pede a suspensão imediata da norma, até que seja discutido o mérito.

O superintendente do Sinepe-ES, Geraldo Diório, explica que algumas escolas já estão notificando os pais que irão conceder o desconto a partir da mensalidade de julho, mas a expectativa é de que, antes disso, a medida seja barrada pela Justiça. “O que as escolas estão dizendo é que existe uma determinação da lei e que elas não deixarão de cumprir, mas, consideramos que a medida é inconstitucional e esperamos que haja uma decisão da Justiça nesse sentido”, afirma.

Ele defende que a legislação criou uma falsa expectativa nos pais, abalando a relação entre família e escola. “O Supremo Tribunal Federal (STF) já diz que esse é um tema que deve ser tratado pela União. Quando o Estado invade essa área, joga o pai contra a escola e arranha o vínculo de confiabilidade entre eles. Faltou senso de responsabilidade no trato de uma coisa dessa forma”, ressalta.

De acordo com a nova lei, as unidades de ensino que possuam calendário escolar regular, com previsão de recesso semestral, poderão aplicar o desconto a partir do trigésimo primeiro dia de suspensão das aulas. Já as unidades de ensino que sigam calendário ininterrupto de aulas – como creches, internatos e demais unidades de ensino de carga horária integral –, ficam obrigadas a aplicarem o desconto imediatamente. As regras valem enquanto durar o Plano de Contingência adotado pela Secretaria de Estado da Saúde do Espírito Santo em decorrência da pandemia pelo coronavírus.

Enquanto o processo não é distribuído e julgado, as instituições começam a se adaptar a eles. Algumas faculdades e escolas já estão enviando comunicados aos consumidores informando que vão adotar o desconto estabelecido pela lei promulgada pela Assembleia Legislativa. O texto obriga instituições de ensino particulares do Estado a darem desconto de até 30% nas mensalidades.

A Faesa informou aos alunos que os descontos serão dados sobre o valor integral das parcelas, retroativos ao mês de abril de 2020. Ainda no comunicado, a instituição afirma que vai preparar um simulador virtual, onde será possível conferir se existe crédito e qual o valor referente às parcelas pagas dos meses de abril, maio e junho de 2020. O simulador vai estar disponível a partir do dia 2 de julho de 2020.

A UVV também afirmou que vai conceder 30% de desconto na mensalidade de julho a todos os seus universitários. Para os meses seguintes, a instituição informou que vai aguardar a análise das autoridades competentes e, em breve, irá publicar outro comunicado. “O desconto é válido até a data de vencimento do boleto e não será cumulativo com outros já existentes”, comunicou o centro universitário.

Este vídeo pode te interessar

A Estácio informou que está trabalhando na adequação às obrigações estabelecidas pelas leis estaduais e que os ajustes serão incluídos, sem prejuízo aos seus alunos. A instituição ressaltou que garantiu a continuidade do ano letivo e segue oferecendo aulas presenciais, agora transmitidas pela internet.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais