> >
PF prende chefe de esquema milionário de fraudes contra INSS no ES

PF prende chefe de esquema milionário de fraudes contra INSS no ES

Segundo a Polícia Federal, o grupo criminoso fraudava valores do Benefício de Prestação Continuada (BPC), Bolsa Família e Auxílio Emergencial

Publicado em 7 de abril de 2022 às 07:40

Ícone - Tempo de Leitura 2min de leitura

Polícia Federal deflagrou na manhã desta quinta-feira (7) a Operação Loki. A ação visa a desmantelar um grupo criminoso dedicado a fraudar valores do Benefício de Prestação Continuada (BPC), do Bolsa Família e do Auxílio Emergencial. O homem apontado como o líder do esquema foi preso em João Neiva, Norte do Espírito Santo. No Estado, a investigação ocorreu de forma conjunta com a Coordenação Geral de Inteligência Previdenciária e Trabalhista e teve o apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF).

Os suspeitos utilizavam documentos falsos em nome de 114 pessoas fictícias e participaram de fraudes ao sistema. Os investigados podem responder por estelionato e lavagem de dinheiro. Estão sendo cumpridos um mandado de prisão preventiva e 22 mandados de busca e apreensão, sendo um na Serra e 21 em João Neiva, além do sequestro de bens dos alvos.

Em razão da peculiaridade das buscas e da necessidade de garantir a segurança e a integridade dos envolvidos, a ação contou com a participação de aproximadamente 95 policiais federais e rodoviários federais, além de quatro servidores da Coordenação Geral de Inteligência Previdenciária e Trabalhista do Ministério do Trabalho e Previdência.

O objetivo das ações de hoje, além do cumprimento das ordens judiciais, é a obtenção de novos elementos de prova que possam permitir o prosseguimento das investigações.

O CASO

As primeiras ações relativas à Operação Loki ocorreram ainda no ano de 2020 após a prisão em flagrante de três pessoas que tentaram sacar benefício do INSS de forma fraudulenta.

A partir de então, iniciou-se uma investigação que culminou com a descoberta de uma estrutura criminosa dedicada a este tipo de fraude.

De acordo com a Polícia Federal, foi possível concluir até o momento que, além do líder do grupo, ao menos outras 38 pessoas que utilizaram documentos falsos em nome de 114 pessoas fictícias e participaram de fraudes ao Benefício de Prestação Continuada (BPC), Bolsa Família e Auxílio Emergencial.

Levantamento realizado ao longo dos trabalhos mostram que a fraude gerou um prejuízo estimado de R$ 4.995.865,37 e, com a ação da Polícia Federal e do INSS, foram evitados prejuízos da ordem de R$ 14.773.784,13. Esses valores podem ser ainda maiores, visto que os cálculos não abrangem as fraudes ao Bolsa Família e ao Auxílio Emergencial.

PF prende líder de esquema milionário de fraudes contra INSS
PF prende líder de esquema milionário de fraudes contra INSS. (Polícia Federal)
PF prende chefe de esquema milionário de fraudes contra INSS no ES

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais