> >
INSS de Cachoeiro reabre, mas greve deve continuar prejudicando atendimentos

INSS de Cachoeiro reabre, mas greve deve continuar prejudicando atendimentos

Nesta sexta-feira (1°), Corpo de Bombeiros autorizou a abertura de dois pavimentos da agência, fechada por problemas na estrutura. Servidores, no entanto, fazem paralisação

Publicado em 1 de abril de 2022 às 16:46- Atualizado há 2 anos

Ícone - Tempo de Leitura 3min de leitura
Prédio do INSS, em Cachoeiro, interditado pelo Corpo de Bombeiros
Prédio do INSS, em Cachoeiro, interditado pelo Corpo de Bombeiros. (João Henrique Castro)

Após 14 dias com o prédio interditado, a agência do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) em Cachoeiro de Itapemirim, no Sul do Espírito Santo, foi autorizada a reabrir para atender a população. A retomada dos serviços, no entanto, pode ser prejudicada por conta da greve dos servidores do órgão. O imóvel possui problemas estruturais e foi interditado após vistoria do Corpo de Bombeiros.

Nesta sexta-feira (1°), segundo o comandante do Corpo de Bombeiros no município, tenente coronel Herbert de Carvalho, a corporação autorizou a desinterdição parcial do imóvel. De acordo com Herbert, o uso e ocupação do local está limitado, apenas para circulação no primeiro e segundo pavimentos. A liberação aconteceu, segundo ele, após verificação da segurança contra incêndio e pânico do prédio.

Com a liberação parcial, todos os atendimentos agendados para a data serão retomados na segunda-feira (4), garantiu o INSS. Porém, como no momento alguns servidores que realizam a perícia médica permanecem em greve, os atendimentos devem continuar prejudicados.

Quem precisa do atendimento para receber benefícios teme pela longa espera. O operador de ponte Ricardo Vieira Araújo, de 22 anos, sofreu um acidente de trabalho na mão há dois meses e está sem receber.

Ele afirma que a perícia médica para liberação do benefício estava agendada para o dia 29, depois foi remarcada para o dia 07, próxima quinta-feira. “É muito difícil essa espera. Não recebi ainda e estou aguardando, mas será que vão atender neste dia? Não sei”, questionou o trabalhador do setor de rochas.

Para a dona Maria Helena Gomes Grégio, de 58 anos, a espera pelo atendimento será ainda maior. A dona de casa de Cachoeiro de Itapemirim tinha perícia marcada para o dia 20 de março, mas foi remarcada para 12 de maio. “Minha família me ajuda no que pode, mas preciso dessa renda, que é pequena aqui em casa. Estou parada. Preciso fazer fisioterapia, tem gastos”, contou.

SEGURANÇA EM RISCO

O imóvel, localizado na Avenida 25 de Março, no Centro, foi totalmente interditado no dia 18 de março. A decisão foi tomada com base em laudos feitos pela Defesa Civil do município, do Estado e também do Corpo de Bombeiros.

Uma somatória de fatores de problemas estruturais, elétricos e outros desacordos importantes de norma de incêndio estão na lista de problemas do prédio, citou o comandante Herbert de Carvalho.

“Um dos mais graves é que no passado foi exigido que fosse feita uma rota de fuga, com uma escada anexa ao prédio. Mas tecnicamente não foi feita uma correta amarração à estrutura antiga, ela arrisca cair e até atingir pessoas fora do edifício. Outro fator encontrado é a caixa de água da reserva técnica de incêndio e ficava apoiada nesta estrutura nova. Ela teve de ser esvaziada, pois a estrutura não estaria dando suporte e ficou sem essa reserva”, exemplificou o comandante.

De acordo com o comandante, as intervenções de segurança eram orientadas ao INSS desde o início do ano e surgiram após demanda do Ministério Público Estadual. A instituição, explicou Carvalho, chegou a apresentar documentos e possíveis soluções, mas a avaliação foi que, mesmo assim, os riscos não seriam eliminados.

Após o fechamento, o INSS disse que nessas duas semanas de interdição foram finalizados os reparos elétricos na agência, além de instalação de sirene, sinalização e iluminação de emergência. Informou ainda, por meio de nota, que para atender às exigências do Corpo de Bombeiros, os servidores da unidade passaram pelo treinamento de combate a incêndios.

Neste período, segundo o órgão, os agendamentos estavam sendo remarcados pela unidade e o segurado poderia saber a nova data por meio da Central 135. Além disso, informou que os segurados poderiam também podem agendar por unidades mais próximas, como nos municípios de Alegre, Castelo, Mimoso do Sul e Itapemirim.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais