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INSS alerta para golpes envolvendo revisões de benefícios

Órgão aponta que abordagens dos golpistas podem ocorrer por carta, e-mail, telefonema ou mensagem de celular; veja como se prevenir

Publicado em 06/07/2021 às 16h09
INSS - Previdência Social
INSS em Vitória. Crédito: Carlos Alberto Silva

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) emitiu um alerta na tarda desta terça-feira (6) quanto à ação de golpistas que estão se aproveitando do momento de revisões de alguns benefícios para tentar obter dados pessoais dos beneficiários.

Segundo o órgão, as abordagens podem ocorrer por carta, e-mail, telefonema ou mensagem de celular, e é preciso ter atenção antes de compartilhar qualquer informação

Veja as dicas para evitar cair nesse tipo de golpe:

  • Mantenha sempre atualizados os seus dados de contato, como telefone, e-mail e endereço. Isso deve ser feito pelo Meu INSS ou pelo telefone 135.
  • Caso alguém faça qualquer comunicação pedindo dados ou fotos em nome do INSS, não atenda a solicitação, desligue a ligação e bloqueie o contato.
  • O INSS nunca entra em contato direto com a pessoa para solicitar dados, nem pede o envio de fotos de documentos.
  • O número do SMS usado pelo INSS para informar os cidadãos é 280-41.
  • O INSS nunca manda links nem pede documentos pelo SMS. 
  • Sempre que o INSS convoca o cidadão para apresentar documentos, essa convocação fica registrada no Meu INSS e pode ser verificada também pelo telefone 135. 
  • A pessoa deve utilizar apenas os canais oficiais de atendimento para cumprir qualquer solicitação do INSS, seja para agendar um serviço, seja para entregar algum documento: aplicativo/site Meu INSS ou agência da Previdência Social (com agendamento).

O órgão destacou, entretanto, que quando alguém liga para o telefone 135 ou é atendido pelo chat humanizado da Helô (assistente virtual), o atendente pode pedir algumas informações. Esse é um procedimento de segurança para confirmar a identidade de quem telefonou ou acessou o chat.

Em caso de tentativa de golpe, a situação deve ser denunciada à Ouvidoria do INSS pela internet, em https://falabr.cgu.gov.br/, ou pelo telefone 135. Mas se o beneficiário tiver sido vítima de um golpe, deve registrar um boletim de ocorrência e comunicar o ocorrido aos órgãos envolvidos, como o próprio INSS e o banco em que recebe o benefício.

AS REVISÕES EM CURSO NO INSS

  1. 01

    Revisão administrativa

    Na revisão administrativa, o INSS está notificando os beneficiários apenas por carta enviada para o endereço cadastrado nos sistemas. Se a pessoa não for localizada, a notificação ocorre por publicação no Diário Oficial da União. Quem for convocado a apresentar documentos para regularizar o benefício deve usar os canais oficiais de atendimento: Meu INSS (site ou aplicativo para celular) ou as agências da Previdência Social (nesse caso, sempre mediante agendamento, via Meu INSS ou 135).

  2. 02

    Revisão de auxílio por incapacidade temporária

    A revisão de auxílio por incapacidade temporária (antigo auxílio-doença) vai começar em agosto. As convocações poderão chegar por carta, notificação do banco pagador, e-mail ou publicação no Diário Oficial da União. Em todos os casos, o beneficiário sempre deverá agendar a perícia médica revisional por um dos canais oficiais de atendimento remoto: Meu INSS (site ou aplicativo para celular) ou telefone 135.

  3. 03

    Revisão dos Benefícios de Prestação Continuada (BPC)

    O INSS realiza avaliação administrativa dos Benefícios de Prestação Continuada - BPC desde 2019. Neste trabalho, o órgão analisa se a pessoa que recebe o BPC possui outras fontes de renda oficiais que a tornem inelegível ao benefício. Quando um caso de renda incompatível com o BPC é identificado, inicia-se um processo de averiguação junto ao segurado, que terá prazo para defesa. Se após a análise o benefício for cessado, o segurado ainda terá direito a recurso. Nessa revisão, as convocações poderão chegar por carta ou publicação no Diário Oficial da União. Quem for convocado deve usar os canais oficiais de atendimento: Meu INSS (site ou aplicativo para celular) ou as agências da Previdência Social (nesse caso, sempre mediante agendamento, via Meu INSS ou 135).

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