Sair
Assine
Entrar

Entre para receber conteúdo exclusivo.
ou
Crie sua conta A Gazeta
Recuperar senha

Preencha o campo abaixo com seu email.

Imposto de Renda

Caixa paga juros após atraso no depósito de restituição do IR

Após série de reclamações nas redes sociais, banco estatal passou a enviar os valores corrigidos; atraso, que superou 5 dias, ainda segue sem explicações oficiais
João Barbosa

Publicado em 

11 jun 2024 às 14:27

Publicado em 11 de Junho de 2024 às 14:27

Caixa
Agência da Caixa Econômica Federal na Reta da Penha, em Vitória Crédito: Carlos Alberto Silva
Após o atraso e a falta de explicações sobre a demora no pagamento do primeiro lote da restituição do Imposto de Renda, a Caixa Econômica Federal anunciou que os depósitos realizados incluem o pagamento de juros, com a correção pela taxa Selic, conforme o tempo de demora para a quitação do compromisso financeiro.
Desde 31 de maio, data marcada para o pagamento aos contribuintes contemplados no primeiro lote da restituição do IR, milhares de brasileiros registraram reclamações nas redes sociais e nos canais de atendimento do banco estatal, sinalizando o não recebimento dos valores. Já quem recebia em atraso notava a falta da correção dos juros.
Entretanto, após as reclamações, a Caixa passou a enviar os valores corrigidos da restituição.
Notificação da Caixa Econômica anunciando o pagamento dos juros do IRPF 2024
Notificação da Caixa Econômica anunciando o pagamento dos juros do IRPF 2024 Crédito: Reprodução
“Prezado cliente, foi creditado em sua conta o valor identificado como 'JUROS IRPF', referente à correção pela Selic da sua restituição do IRPF/2024. Pedimos desculpas pelo ocorrido e agradecemos a compreensão”, informou a instituição ao enviar os valores.
Caixa paga juros após atraso no depósito de restituição do IR

Atraso segue sem explicações

A Caixa ainda não esclareceu o motivo do atraso do primeiro lote. Afirmou, apenas, que a situação foi regularizada. Para quem não recebeu, a instituição recomenda conferir a situação no portal E-CAC da Receita Federal e solicitar reagendamento dos créditos no Banco do Brasil.

Este vídeo pode te interessar

Viu algum erro?
Fale com a redação
Informar erro!

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Fale com a gente

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

Saiba mais

Recomendado para você

Imagem de destaque
Até quando os motoristas vão ficar cara a cara com o perigo nesta rodovia?
Editais e Avisos - 02/04/2026
Cartórios - 02/04/2026

© 1996 - 2024 A Gazeta. Todos os direitos reservados