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260 mil empreendedores do ES poderão vender em site de gigante do varejo

260 mil empreendedores do ES poderão vender em site de gigante do varejo

Comercialização deve começar em breve e deve atender microempreendedores, pequenos empresários e artesãos; iniciativa terá apoio do Sebrae

Publicado em 8 de abril de 2020 às 11:03

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A presidente do Conselho da Magazine Luiza, Luiza Trajano, e a vice-governadora do ES, Jaqueline Moraes
A presidente do Conselho da Magazine Luiza, Luiza Trajano, e a vice-governadora do ES, Jaqueline Moraes, negociaram a inclusão de empreendedores do ES na plataforma. (Reprodução/Arquivo AG)
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Mais de 260 mil microempreendedores individuais (MEIs), pequenos empresários e artesãos poderão vender seus produtos em uma plataforma desenvolvida pela Magazine Luiza. O Parceiro Magalu foi lançado na última semana pela rede de varejo, em São Paulo e Rio de Janeiro, e no Espírito Santo contará com a parceria do governo do Estado e o Sebrae. 

A iniciativa tem como objetivo possibilitar que esses empresários possam disponibilizar seus estoques por meio do site ou do aplicativo da varejista. Os autônomos também terão acesso à mesma tecnologia, podendo criar suas lojas virtuais com os produtos já vendidos no site. Para eles, ainda há uma maneira de receber uma comissão. A ferramenta ainda não está disponível no ES, pois ainda depende de um alinhamento técnico.

260 mil empreendedores do ES poderão vender em site de gigante do varejo

A vice-governadora Jaqueline Moraes comenta que no Espírito Santo são cerca de 260 mil MEIs, sem contar os pequenos empresários e autônomos. Ela explica que entrou em contato com Luiza Trajano, proprietária da Magazine Luiza, assim que soube da iniciativa da empresária em lançar a plataforma Parceiros Magalu.

“O projeto piloto foi lançado recentemente em São Paulo e Rio de Janeiro e a ideia é expandir para outros Estados. Perguntei a Luiza Trajano (dona da Magazine Luiza) se havia interesse em incluir o ES nesta iniciativa, uma vez que a marca pretende expandir as atividades no Estado. A Secretaria de Estado de Desenvolvimento (Sedes) e o Sebrae serão parceiros nesta iniciativa”, explica a vice-governadora.

Jaqueline destaca que o Sebrae já está com uma ação em andamento para atender os empresários que foram obrigados a fecharem as portas  por conta do isolamento social. Segundo ela, a rede varejista gostou do trabalho da entidade e decidiu por incluir o Estado nessa ação. 

“O Sebrae vai trabalhar oferecendo cursos voltados para quem quer comercializar seus produtos de forma on-line. Esse trabalho já está sendo feito e despertou interesse da rede de varejo. Os interessados poderão fazer cursos gratuitos de curta duração como como fotografar para redes sociais, como colocar produtos a venda, entre outros. Fizemos uma reunião virtual e agora estamos na expectativa de um alinhamento técnico para colocar essa ação em prática aqui no Espírito Santo”, destaca Jaqueline Moraes.

Ela lembra que cerca de 80% dos registros de MEIs no Estado são formados por mulheres. “É um movimento que começa agora na crise, mas pode ser expandida para quando o comércio voltar a abrir. Os negócios virtuais são mais uma opção de vendas para a nova geração de consumidor, além de desenvolver iniciativas de como vamos retomar a economia após a crise”, ressalta.

O objetivo do trabalho, segundo a vice-governadora, é fortalecer o comércio local, usando a tecnologia e a informação para superar esse momento difícil. 

“Costumo dizer que durante a crise ou você chora ou vende lenço. Esse é um momento de se reinventar, em pensar em alternativas de como faremos essa retomada. Por isso, ações como essa são tão importantes”, diz.

O Parceiro Magalu foi acelerado pela Magazine Luiza por conta da crise provocada pela pandemia do coronavírus.

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“Esta é uma possibilidade de vender qualquer produto. Sabemos da necessidade de pequenos empresários e autônomos. A gente vai passar por esse momento, fazendo coisas diferentes, pois acreditamos que juntos somos mais fortes”, diz a proprietária da Magazine Luiza, Luiza Trajano, em um vídeo institucional.

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