> >
Voluntários encontram potra abandonada e realizam resgate em Linhares

Voluntários encontram potra abandonada e realizam resgate em Linhares

Animal estava no local há cerca de três dias e foi resgatada para receber cuidados e medicamentos na Unidade de Vigilância em Zoonoses (UVZ) da cidade

Publicado em 8 de junho de 2022 às 12:42- Atualizado há 2 anos

Ícone - Tempo de Leitura 2min de leitura

Um filhote de égua, uma potra, foi encontrado em estado debilitado de saúde na manhã de terça-feira (7) às margens de uma lagoa no bairro Jardim Laguna, em Linhares, no Norte do Espírito Santo. O animal estava desidratado, tinha uma infecção no olho e apresentava também uma lesão na perna posterior direita. Após receber os primeiros atendimentos, foi levada para na Unidade de Vigilância em Zoonoses (UVZ) para receber os cuidados e medicamentos. Nesta quinta-feira (9), a potra não resistiu e faleceu.

Voluntário do grupo Mãos que Ajudam Patas (MAP), que atua pela causa animal, o empresário Vinícius Cipriano disse que uma moradora do bairro compartilhou em um grupo de WhatsApp a informação de que o filhote estaria já há três dias no local e em más condições de saúde. O grupo foi até o local e pediu que a Prefeitura de Linhares fosse acionada.

“Nós passamos o tempo lá alimentando a égua e dando água para ela. Demos acolhimento ao animal, afastamos as moscas que estavam sobre ela. Foi bem rápido, à tarde a Secretaria de Meio Ambiente fez o resgate”, disse Cipriano.

A remoção foi feita pela Secretaria de Meio Ambiente de Linhares durante a tarde do mesmo dia. A médica veterinária do Departamento Municipal de Bem-Estar Animal, Renata Rangel Rosa, atuou no atendimento. 

Égua recebendo cuidado de grupo voluntário em Linhares
Égua recebendo cuidado de grupo voluntário em Linhares. (Vinícius Cipriano)

“O animal foi encontrado desidratado, com uma infecção no olho direito e uma lesão no membro posterior direito. Encaminharemos imediatamente para a UVZ, onde será examinado e receberá todos os cuidados e medicamentos necessários. Assim que estiver recuperada, ela estará disponível para adoção”, informou a médica.

A reportagem procurou a Prefeitura de Linhares para questionar se o proprietário do animal foi identificado. Em nota, a administração respondeu que ele prestou esclarecimentos.

"A Unidade de Vigilância em Zoonoses (UVZ) da secretaria municipal de Saúde informa que o proprietário do animal foi identificado e convocado a comparecer na sede da UVZ, onde prestou esclarecimentos sobre o estado de saúde do animal. Ele realizou a doação voluntária da potra, que encontra-se em recuperação no órgão e quando receber alta estará disponível para a adoção", concluiu.

No entanto, diante do quadro de saúde, o animal não resistiu e faleceu na quinta-feira (9), de acordo com a apuração da repórter Ariele Rui, da TV Gazeta Norte.

Errata Atualização
10 de junho de 2022 às 10:17

A reportagem recebeu a informação nesta sexta-feira (10) de que a égua que havia sido resgatada faleceu na quinta (9). A matéria foi atualizada. 

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais