ASSINE

Vídeo de onça carregando cachorro pela boca não foi gravado em Sooretama

As imagens começaram a circular na internet nessa quinta-feira (15). A Prefeitura de Sooretama divulgou uma nota de esclarecimento afirmando que o fato não ocorreu na cidade

Colatina / Rede Gazeta
Publicado em 16/04/2021 às 16h55
Vídeo de onça carregando cachorro pela boca não foi gravado em Sooretama
Vídeo de onça carregando cachorro pela boca não foi gravado em Sooretama . Crédito: Reprodução / Redes Sociais

Um vídeo que mostra uma onça-pintada carregando um cachorro pela boca viralizou na internet nessa quinta-feira (15). Em alguns grupos de uma rede social, internautas afirmaram que as imagens foram gravadas em Sooretama, mas a prefeitura afirmou que o registro não foi feito na cidade do Norte do Espírito Santo.

As imagens mostram o felino carregando o pequeno cachorro na boca, que parecia estar morto. No vídeo é possível perceber uma voz e uma música ao fundo. Em nota, a administração municipal confirmou que o vídeo circulou no município como se as imagens tivessem sido gravadas na região de Córrego Patioba, interior de Sooretama.  (Veja o vídeo)

Diante da situação, equipes da Secretaria de Meio Ambiente de Sooretama, Defesa Civil e vigilantes da Reserva da Vale estiveram no local. Eles buscaram possíveis sinais do animal como pegadas, restos de alimentação, sumiço de animais domésticos (como cachorros e galinhas), mas não localizaram nenhuma evidência, segundo a prefeitura.

A administração municipal ainda tranquilizou a população de Sooretama e passou orientações. "Caso alguém realmente veja a onça ou os seus vestígios (restos de alimentação, pegadas), solicitamos que entre em contato com a secretaria municipal de Meio Ambiente de Sooretama para que possamos tomar as medidas necessárias. Se houver uma onça perdida em meio às nossas propriedades rurais, ela vai estar mais vulnerável do que disposta a atacar alguém. Não afronte, não ameace e não ataque o animal. Proteja-se e nos passe as informações. Assim, todos nós ficaremos bem", informou. 

O boato ter surgido no município capixaba foi porque a cidade abriga a Reserva Biológica de Sooretama. O local oferece condições para a sobrevivência de animais silvestres de grande porte, como as onças. 

LOCAL E AUTORIA DESCONHECIDA

Ainda na publicação da Prefeitura de Sooretama, existe a informação que o vídeo teria sido gravado em Rondônia. Em uma busca pelas redes sociais, internautas afirmam que as imagens podem ter sido registradas também no Mato Grosso do Sul, em Minhas Gerais ou Rio de Janeiro.

A reportagem de A Gazeta entrou em contato com as possíveis prefeituras de cidades apontadas como locais da gravação, mas não conseguiu confirmação nenhuma sobre o vídeo ter sido registrado nos munícipios. Também não é possível afirmar que o vídeo foi gravado recentemente, nem mesmo identificar quem fez as imagens. 

Passando a Limpo Sooretama Onça-pintada ES Norte

Se você notou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, clique no botão e nos avise, para que possamos corrigi-la o mais rápido possível

Para melhorar a sua navegação, A Gazeta utiliza cookies e tecnologias semelhantes como explicado em nossa Politica de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com tais condições.

Bem-vindo

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espírito Santo.