> >
Veja se a sua cidade melhorou ou piorou no novo mapa de risco do ES

Veja se a sua cidade melhorou ou piorou no novo mapa de risco do ES

A boa notícia é que  22 municípios tiveram melhora na classificação de risco. Já 11 cidades do interior que se encontravam no risco baixo agora passaram para o risco moderado, e uma  passou do risco moderado para o risco alto

Publicado em 29 de agosto de 2020 às 11:14

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Comparação entre os últimos dois mapas divulgados pelo Governo do Estado
Comparação entre os últimos dois mapas divulgados pelo Governo do Estado. (Divulgação | Governo do Espírito Santo)

O novo mapa de risco da Covid-19, divulgado neste sábado (29) pelo governo do Espírito Santo, apontou uma piora na classificação de 12 cidades do Estado quanto à classificação do risco de contágio do novo coronavírus. Ao todo, 11 municípios do interior que se encontravam no risco baixo agora passaram para o risco moderado, e uma cidade passou do risco moderado para o risco alto. A boa notícia é que outros 22 municípios tiveram melhora na classificação de risco.

Esse foi o primeiro mapa seguindo a nova metodologia do governo, na 5ª Fase da Matriz de Risco de Convivência, anunciada pelo governador Renato Casagrande (PSB) na última quarta-feira (26). Nela, o Estado avaliou a vulnerabilidade de cada local, conforme a taxa de ocupação de leitos, e o grau de ameaça que cada município se encontra, considerando o número de casos ativos, o nível de testagem e a média móvel de óbitos. Na matriz anterior também consideravam-se fatores como a porcentagem de população idosa e a letalidade.

O município de Piúma, no litoral Sul, foi o único que passou do risco médio para o alto, no Estado. Com ele, há agora somente o município de São Mateus nessa classificação. 

Já as cidades que estavam no risco baixo e passaram para o moderado foram Água Doce do NorteBoa EsperançaCachoeiro de Itapemirim, Domingos MartinsJerônimo MonteiroMuniz FreireIrupiItaguaçuIúnaPancas e Vila Pavão.

Entre as cidades que apresentaram melhora, 10 saíram do risco alto e foram para o moderado: Águia BrancaBarra de São FranciscoColatina, Ecoporanga, ItapemirimLinharesMucuriciNova VenéciaSanta Maria de Jetibá e Vila Valério.

O QUE DIZ O NOVO MAPA DE RISCO

Dos 78 municípios capixabas, a grande maioria — 51 no total e seis a mais que no mapa anterior — encontra-se no risco moderado para a Covid-19. Também cresceu o número daqueles enquadrados no risco baixo, que subiu de 22 para 25. Já as cidades de risco alto apresentaram um decréscimo de nove cidades. O novo mapa vale de 31 de agosto (segunda-feira) a 6 de setembro (domingo).

A NOVA METODOLOGIA

A nova Matriz de Risco aplicada pelo governo do Estado utiliza três indicadores municipais: a média móvel de mortes nos últimos 14 dias, com peso de 40%, e o número de casos ativos nos últimos 28 dias e a testagem por mil habitantes, ambos com peso de 30%, compondo uma média ponderada para o "eixo ameaça". Há ainda o índice estadual relativo às UTIs, que configura o "eixo vulnerabilidade".

O objetivo da mudança é permitir a convivência com a pandemia, enquanto não houver uma vacina contra a doença. No formato anterior, a matriz de risco considerava o número de mortos e infectados nos últimos 28 dias, a porcentagem de idosos nas cidades e também a taxa de ocupação dos leitos hospitalares.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais