> >
Veja cenas do júri de Georgeval ilustradas por repórter de A Gazeta

Veja cenas do júri de Georgeval ilustradas por repórter de A Gazeta

Repórter fotográfico Carlos Alberto Silva desenhou alguns dos principais momentos do júri popular que levou à condenação de Georgeval Alves a 146 anos de prisão

Publicado em 21 de abril de 2023 às 17:12

Ícone - Tempo de Leitura 2min de leitura
Ednalva Andrade
Repórter / [email protected]

Com técnica que une desenho, fotos e colagem, o repórter fotográfico de A Gazeta fez oito ilustrações dos principais momentos do julgamento de Georgeval Alves Gonçalves, concluído na noite de quarta-feira (19), já que durante o júri foi proibido fazer imagens e gravar áudio.

Ele foi condenado pelo crime em Linhares a uma pena de  146 anos e 4 meses de prisão pelos crimes de homicídio qualificado, estupro de vulnerável e tortura contra o enteado Kauã Sales Butkovsky, seis anos, e o filho Joaquim Alves Sales, três anos.

Cenas do Tribunal do juri
Plenário do Tribunal do Júri de Linhares. (Carlos Alberto Silva)

O plenário do Tribunal do Júri de Linhares vazio, antes de o julgamento ter início, é retratado no primeiro desenho. Nele, é possível ver os espaços destinados ao público que iria acompanhar o júri popular, aos jurados, ao réu, ao juiz e aos promotores e advogados que atuaram na sessão de julgamento.

Cenas do Tribunal do juri
O juiz Tiago Favaro Camata explica aos presentes como será o julgamento. (Carlos Alberto Silva)

A segunda ilustração retrata o momento em que  o juiz da 1ª Vara Criminal de Linhares, Tiago Favaro Camata, que aparece em primeiro plano no desenho, explica a todos como seria o julgamento. Georgeval aparece sentado numa cadeira de costas para o juiz, enquanto ao fundo estão os sete jurados que compõem o Conselho de Sentença. 

Cenas do Tribunal do juri
O promotor de Justiça Claudeval França faz perguntas ao delegado Romel Pio Junior, primeira testemunha ouvida. (Carlos Alberto Silva)

A cena mostra o momento em que a primeira testemunha é ouvida no plenário do Tribunal do Júri, o delegado Romel Pio Junior. O momento retratado é de quando ele foi interrogado pelo promotor de Justiça Claudeval França, no primeiro dia do julgamento de Georgeval, na terça-feira (18).

Cenas do Tribunal do juri
Uma das testemunhas do julgamento, o tenente -coronel bombeiro Benício Ferrari foi questionado por Hobert Limoeiro, um dos advogados de defesa de Georgeval. (Carlos Alberto Silva)

O quarto desenho retrata o depoimento do tenente-coronel do Corpo de Bombeiros Benício Ferrari, uma das testemunhas ouvidas durante o julgamento de Georgeval. Na cena, ele é questionado por Hobert Limoeiro, um dos advogados de Georgeval. O depoimento durou três horas e foi o mais longo do júri.

Cenas do Tribunal do juri
Georgeval respondeu somente às perguntas do seu advogado, Pedro Ramos. (Carlos Alberto Silva)

Depois de não responder às perguntas feitas pela acusação, a cena ilustra o momento em que Georgeval responde aos questionamentos feitos pelo seu advogado, Pedro Ramos. 

Cenas do Tribunal do juri
O promotor de Justiça Claudeval França durante o debate no julgamento do pastor Georgeval. (Carlos Alberto Silva)

A ilustração mostra o momento em que o promotor de Justiça Claudeval França participa do debate no julgamento de Georgeval e expõe aos jurados as razões pelas quais defende a condenação do réu.

Cenas do Tribunal do juri
Florence Rosa, uma das advogadas de defesa de Georgeval, durante o debate do júri popular. (Carlos Alberto Silva)

Em uma das últimas etapas do julgamento antes de o Conselho de Sentença se reunir, a advogada Florence Rosa, uma das que atuaram na defesa do réu, participa do debate durante o júri popular.

Cenas do Tribunal do juri
Georgeval Gonçalves deixa o Tribunal do Júri após ter a pena de condenação anunciada pelo juiz Thiago Favaro Camata. (Carlos Alberto Silva)

Com o fim do julgamento e a leitura da sentença e, posteriormente, da dosimetria da pena, Georgeval deixa o plenário do Tribunal do Júri e segue para a prisão, conduzido por militares que acompanham a sessão de julgamento. A cena retrata o momento em que ele deixa o local, já sabendo da pena a que fora condenado:  146 anos e 4 meses de prisão.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais