> >
“Universitário do Ano": aluna da Ufes é semifinalista em prêmio nacional

“Universitário do Ano": aluna da Ufes é semifinalista em prêmio nacional

Jessica Souza Kubit é a única representante do Estado que disputa o prêmio da Enactus — organização internacional que busca inspirar universitários a melhorar o mundo

Publicado em 15 de junho de 2022 às 19:32

Ícone - Tempo de Leitura 4min de leitura

Uma estudante da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) em Vitória foi selecionada para disputar a semifinal do “Prêmio Universitário do Ano 2022” da Enactus — organização internacional sem fins lucrativos com o intuito de inspirar os alunos a melhorar o mundo. Jessica Souza Kubit, de 21 anos, desenvolve quatro projetos sociais e é a única representante do Estado na disputa.

Estudante da Ufes em Vitória é semifinalista do prêmio nacional “Universitário do Ano”
Jessica Souza Kubit, de 21 anos, é presidente da Enactus do time da Ufes em Vitória. (Enactus da Ufes | Vitória)

O “Prêmio Universitário do Ano 2022” é uma iniciativa da Enactus Brasil e da Dutch States Mines (DSM) Latam, que busca reconhecer os esforços dos universitários ligados à organização que se destacaram ao longo de 2021 e 2022. Para Jéssica, é gratificante ser uma das selecionadas.

Aspas de citação

É uma honra poder representar o meu time, a universidade e nosso Estado, levar o Espírito Santo para uma posição de destaque no cenário nacional do empreendedorismo social. É um trabalho que requer muito planejamento, resiliência e empatia. Fico extremamente grata por receber esse reconhecimento!

Jessica Souza Kubit
Estudante
Aspas de citação

SOBRE A ENACTUS

A sigla Enactus significa Entrepreneurial (empreendedorismo), Action (ação) e Us (nós). Segundo Jéssica, a organização está presente em 37 países. “Ela tem objetivo de impactar vidas e transformar o mundo por meio de projetos alinhados com os objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU (Organização das Nações Unidas)”, explicou.

De acordo com a estudante, a seleção é baseada em uma submissão, aberta para todos os membros da Enactus ao redor do país. Os alunos interessados devem se inscrever e responder um formulário, que funciona como uma autoavaliação. A capixaba informou que, ao todo, foram 61 inscritos neste ano. “Fui uma das selecionadas para o Top 10, para representar o meu time Ufes”, ressaltou.

Membro da Enactus desde 2020, Jéssica contou que o time da Ufes Vitória é um projeto de extensão da universidade que existe desde 2019, e que passou a ingressar a equipe por meio de um processo seletivo. Atualmente, a equipe é composta por 40 pessoas.

Além da Ufes Vitória, há outros três times da Enactus no Espírito Santo: Ifes Vitória, Ufes Alegre e Ufes São Mateus.

Estudante da Ufes em Vitória é semifinalista do prêmio nacional “Universitário do Ano”
Membros da Enactus do time da Ufes Vitória. (Enactus da Ufes Vitória)

PROJETOS

O time que Jéssica preside tem quatro projetos em desenvolvimento. “E é por meio deles que queremos mudar o mundo”, disse a estudante.

O projeto “Roka” é realizado no bairro Jesus de Nazareth, em Vitória. Nele, as famílias cadastradas juntam resíduos plásticos durante a semana, e, no fim de semana, os membros do time recolhem. “Queremos fazer do plástico uma moeda social na comunidade”, comunicou.

Ao todo, são 20 residências cadastradas no “Roka” e já foram arrecadados 131,6 kg de plásticos no período entre março de 2021 e junho de 2022.

Outro projeto é o “Faelo”, que está em fase de implementação. A ideia é que ele funcione como uma comunidade on-line de apoio aos grafiteiros, e já há três artistas parceiros.

Estudante da Ufes em Vitória é semifinalista do prêmio nacional “Universitário do Ano”
Projeto "Faelo": Grafite realizado no muro da escola EMEF Edna de Mattos, no bairro Jesus de Nazareth, em Vitória. (Enactus da Ufes Vitória)

Já os projetos Xepa e VR Social ainda estão em fase de pesquisa. O primeiro, transforma alimentos foram do padrão estético em alimentos semi processados, como geleias e bolos. E o segundo, tem como objetivo ajudar pessoas com algum tipo de fobia social, por meio a realidade aumentada. “Usamos um ambiente controlado e de menor impacto para o paciente”, explicou.

A ideia do projeto Enactus, explicou Jéssica, é entregar a ação para a comunidade quando estiver em um nível maior de desenvolvimento.

TOP 10

Confira a lista dos 10 universitários selecionados e as respectivas universidades de onde eles são:

  1. Beatriz Maria da Silva Santos - CEFET/RJ Angra dos Reis;
  2. Brenda Ferreira Santana - UFSCar;
  3. Davi Luis Silva Prado - UFV CRP;
  4. Fagner Oliveira Rodrigues - UFCA;
  5. Henrique Elias Buassaly - Campus São Carlos;
  6. Inara Fernandes Tavares - UFPA;
  7. Isabella Bastos Toledo - FACIMP;
  8. Jéssica Souza Kubit - Ufes Vitória;
  9. Renata Aguiar Figueiredo - UFLA;
  10. Rodrigo Barbosa Gonçalves - UFCG.

A próxima etapa do prêmio, no dia 14 de julho, vai selecionar os três finalistas. Para isso, alguns critérios como mobilização, clareza e desenvoltura são avaliados por meio de um vídeo feito por cada um dos 10 alunos. Depois, os três selecionados deverão escrever uma carta de motivação. E o vencedor será anunciado no dia 29 de julho.

A Enactus do time da Ufes Vitória também tem algumas conquistas. Eles já participaram corridas internacionais da rede Enactus Global e ficaram no Top 48. Essas corridas, segundo Jéssica, são competições para projetos que geram algum tipo de impacto positivo ao meio ambiente. “E ainda tem a Race to Feed the World, sobre a fome no mundo”, pontuou. Atualmente, eles estão no Top 12 da corrida para ação climática.

Membros da Enactus do time da Ufes Vitória(Enactus da Ufes Vitória)

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

Tags:

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais