> >
Tubarão-tigre é pescado em praia de Linhares, no Norte do ES; veja vídeo

Tubarão-tigre é pescado em praia de Linhares, no Norte do ES; veja vídeo

Segundo Secretaria Municipal de Meio Ambiente, espécie pode ser avistada na Foz do Rio Doce, que faz parte do Banco de Abrolhos

Publicado em 8 de setembro de 2023 às 18:04- Atualizado há 8 meses

Ícone - Tempo de Leitura 2min de leitura

Um vídeo surpreendente que tem circulado pelas redes sociais desde a manhã desta sexta-feira (8) tem chamado a atenção de muitos internautas. Nele, é possível observar três homens carregando um tubarão, que havia sido pescado por eles, em uma amarração. Devido ao tamanho do animal, outro homem, que fazia a gravação, chega a questionar o peso da espécie.

Segundo apurações da reportagem da TV Gazeta Norte, o animal foi pescado na praia de Pontal do Ipiranga, em Linhares, Norte do Espírito Santo. Trata-se de um tubarão-tigre, espécie comum em áreas costeiras. 

Em nota à TV Gazeta Norte, a Secretaria de Meio Ambiente de Linhares informou que não foi acionada por moradores nem pela associação de pescadores do local. Contudo, a pasta explicou à reportagem que, habitualmente, a espécie pode ser avistada na Foz do Rio Doce, na região que engloba os municípios de São Mateus e Linhares, que faz parte do Banco de Abrolhos — extensão da Plataforma Continental que abriga uma das formações de recifes mais importantes do Oceano Atlântico.

Aspas de citação

Uma das explicações para o local ser um paraíso marinho é o fato de ser uma região de passagem da água doce para a salgada, o que faz com que tenha uma riqueza muito grande de nutrientes que atraem os mais variados tipos de espécies

Secretaria de Meio Ambiente de Linhares
Nota à TV Gazeta Norte
Aspas de citação

A secretaria ainda explicou que a maioria dos casos de aparições de tubarões na costa do Espírito Santo está relacionada às capturas acidentais, por meio das redes de pesca.

"Essa captura tem relação com a época migratória desses animais, da fartura ou da falta de alimentos. Nesse último caso, eles se aproximam das redes de pesca para se alimentar dos peixes e acabam ficando presos. Também há situações em que esses animais podem estar debilitados", informou. 

A secretaria também fez um alerta aos pescadores e surfistas, que geralmente estão próximos às zonas de risco. "Aos surfistas, é recomendado evitar surfar em áreas próximas aos barcos com redes de pesca", concluiu.

Pelos relatos, a captura foi acidental. Procurada pela reportagem de A Gazeta, a secretaria informou que "a pesca direcionada para tubarões não é permitida no Brasil e é monitorada pelo Ibama". 

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais