ASSINE

Secretário de Saúde atualiza cenário da pandemia de Covid-19 no ES

Nésio Fernandes concedeu nesta terça (22) uma coletiva de imprensa para atualizar as informações sobre o enfrentamento à Covid-19 no Espírito Santo

Publicado em 22/06/2021 às 10h00

Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) realizou mais uma coletiva de imprensa para atualizar o enfrentamento da Covid-19 no Espírito Santo. O titular da pasta, Nésio Fernandes, falou sobre novidades que englobam o tema, como o avanço da vacinação, testagem, além de responder perguntas dos veículos de comunicação. Confira. 


11:00

Fim da entrevista coletiva

O secretário Nésio Fernandes e o subsecretário Luiz Carlos Reblin, após as explicações, encerram a entrevista. Obrigado por acompanhar o tempo real e fique ligado nos destaques em A Gazeta.


10:53

"Temos quase 99% da população idosa imunizada", diz secretário

Nésio Fernandes: "Temos quase 99% de imunização da população idosa. A vacinação por faixa etária será apresentada em novas atualizações do painel de vacinação. Temos um ou outro que realmente não se vacinou, mas temos uma cobertura plena na vacinação dos idosos. Isso tem mostrado resultados na rápida redução da mortalidade de idosos no Espírito Santo. Agora temos o desafio da segunda dose, agora zerando o atraso da Coronavac e aplicando a D2 da Astrazeneca".


10:51

Secretários de Saúde vão pedir vacinação com a Pfizer em adolescente com deficiência e comorbidades

Nésio Fernandes: "O Conselho Nacional de Secretários da Saúde deve apresentar ao Ministério da Saúde a vacinação de adolescentes com deficiência e comorbidades com a vacina da Pfizer. Isso será levado e esperamos ter um retorno positivo".


10:49

ES está vencendo ideias antivacina, diz secretário

Nésio Fernandes: “Estamos vencendo as ideias anti-ciência e antivacina no Espírito Santo. A população está mostrando uma grande adesão. Gostaríamos de parabenizar os municípios que estão tendo um bom desempenho”.


10:42

Cobertura vacinal ainda não permite realização de shows, diz secretário

Nésio Fernandes: "Já estão autorizados eventos corporativos de 300 pessoas no Estado. No entanto, a cobertura vacinal do momento não permite a retomada de shows e outras atividades. Estamos avaliando a cobertura e a capacidade de testagem para, no segundo semestre, ter uma expectativa de iniciar a organização de eventos maiores. No entanto, a Secretaria de Saúde vai adotar cautela no cuidado com a vida e na gestão da pandemia para que não haja o descontrole do comportamento da doença no Estado. Com a ampliação da cobertura vacinal e da testagem, será possível no segundo semestre nós abrirmos um espaço para a organização de eventos maiores no Espírito Santo. O assunto está sendo amadurecido na Vigilância em Saúde".


10:40

Estado vai aumentar reversão de leitos e mobilizar cirurgias e exames no segundo semestre

Nésio Fernandes: "Estamos incrementando a reversão de leitos destinados a Covid para atender outras necessidades. Também será feito uma grande mobilização de cirurgias e exames para o segundo semestre. O governador anunciará nova fase de transição e a mobilização pelas cirurgias eletivas no Estado no segundo semestre".


10:35

Terminal de Laranjeiras iniciará testagem nesta semana

Nésio Fernandes: "A testagem no Terminal de Laranjeiras será iniciada ao longo desta semana. Reprogramamos para a próxima semana o início em outros terminais, por dificuldades logísticas, principalmente pela remoção dos pacientes positivos dos terminais. Eles precisam desse transporte oferecido pelo município".


10:31

Subsecretário explica “xepa” da vacina

Luiz Carlos Reblin: "Existem regras para aplicação de doses em casos de pessoas que não fazem parte daquele grupo. Isso é muito raro, pois aqui no Espírito Santo o nosso agendamento é muito organizado e funciona. Publicamos uma nota técnica que trata do assunto ‘otimização da vacina’. Quando alguém não comparecer, a sala de vacina deve providenciar o acesso do mesmo grupo que está em andamento, ou de alguém do próximo grupo que seria vacinado. As cidades estão orientadas de como proceder".


10:29

Segunda dose da AstraZeneca será antecipada no ES

Nésio Fernandes: "Nos pareceu adequado para que a partir dos 70 dias da aplicação da primeira dose, a população já tenha o acesso à segunda dose. A partir desta semana, teremos a abertura do agendamento pelos municípios da segunda dose da AstraZeneca para todos que tenham 70 dias de aplicação da primeira dose".


10:28

Vacinas da Janssen chegam ao Brasil neste domingo (27)

Nésio Fernandes: "Até domingo (27) devem chegar as vacinas da Jansen no Brasil. Nós vamos manter a pactuação com os 4 grandes municípios da Grande Vitória para aplicar a totalidade das doses em 48 horas".

A Gazeta integra o

Saiba mais
Coronavírus no ES Covid-19 nesio fernandes

Se você notou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, clique no botão e nos avise, para que possamos corrigi-la o mais rápido possível

Para melhorar a sua navegação, A Gazeta utiliza cookies e tecnologias semelhantes como explicado em nossa Politica de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com tais condições.

Bem-vindo

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espírito Santo.