Secretaria de Saúde atualiza informações sobre o coronavírus no ES

Exercendo a função de secretário, Luiz Carlos Reblin comentou sobre as medidas de enfrentamento à Covid-19 no Estado, em entrevista nesta sexta-feira (13)

Vitória
Publicado em 13/11/2020 às 14h03
Atualizado em 13/11/2020 às 15h27

15:23

Fim da transmissão

Depois de mais de 1 hora de entrevista coletiva on-line, os secretários Vitor de Angelo (Educação) e Luiz Carlos Reblin (Saúde) encerraram a transmissão desta sexta-feira (13). "Vamos nos cuidar, utilizando máscara, mantendo distância e higienizando as mãos. Muito obrigada e até breve", concluiu Reblin.


15:22

ES não tem ciência de nova cepa do coronavírus no Brasil

"A nossa contribuição é na coleta do material e parte dele sempre é enviado à referência nacional, que no nosso caso é a Fundação Oswaldo Cruz (FioCruz). Essa análise de mutação viral ainda não nos foi informada. Contribuímos assim como todos os Estados, com o envio para que as instituições possam fazer essa análise", afirmou Reblin.


15:20

Secretário de Educação acredita que não há possibilidade de omissão de casos nas escolas

"Não há possibilidade, ao meu ver, de omissão de dados, visto que o comitê local é composto pelo gestor da unidade, mas por professores e pais. Dentro dessa metodologia é que obtivemos o número de casos de suspeitos, descartados e confirmados que foram passados por aqui", explicou Vitor de Angelo.


15:18

Só uma escola do ES precisou fechar por causa de surto entre alunos

"A única escola em que houve fechamento com casos de alunos infectados foi a José Leão Nunes, em Cariacica: com 13 casos, sendo sete em profissionais e seis em alunos. Nas demais escolas, como temos 26 estudantes positivados, os outros 20 estão em outras escolas. Os estudantes foram afastados, mas a escola não foi fechada, por não ter sido considerado um surto de Covid-19", esclareceu Vitor de Angelo.


15:12

"Vote e volte para a casa", orienta Reblin

"No dia específico da eleição, a nossa expectativa é que as pessoas cumpram o dever cidadão de votar, obedecendo as regras da Justiça Eleitoral e da Sesa. A regra é ir votar usando máscara, mantendo a distância entre as pessoas, levar a caneta para registrar a assinatura, vote e volte para casa. Cumprindo essas regras, o dia da eleição tem um baixo risco de transmissão da doença", analisou o secretário.


15:10

Como a Sesa avalia o crescimento de casos na última semana?

"Nós acompanhamos um aumento de casos que consequentemente aumenta as internações. A Sesa está providenciando a reativação dos leitos de Covid-19. O aumento de óbitos, nós estamos acompanhando. Embora tenha ocorrido o aumento de um óbito em média nos últimos 7 ou 14 dias, consideramos que há estabilidade. Estamos vivendo um aumento de casos, que se deve a uma maior interação entre às pessoas. Infelizmente, há um comportamento de que a pandemia está encerrada, e faz as pessoas não adotarem os cuidados. Além disso, nós ampliamos o critério de testagem. Isso nos leva a um conhecimento maior de pessoas assintomáticas que poderiam não ter o caso confirmado. Não é uma situação de sobrecarga absoluta. Na medida em que for necessário, ampliamos a oferta de leitos. E, para a nossa alegria, isso não se reflete em aumento significativo no número de óbitos. Nós vamos conviver com esse modelo em que houve uma curva principal, uma redução e haverão curvas de ascensão e diminuição novamente até o surgimento de uma vacina", comentou Reblin.


15:03

Reblin esclarece dúvidas sobre a taxa de ocupação das UTIs no ES

"A taxa de ocupação é flutuante a cada dia e é atualizada diariamente. Com o sistema de saúde do ES, nada nos impede que, havendo necessidade, ocorra o remanejamento de pacientes do interior para a Grande Vitória ou o contrário. A taxa de ocupação de leitos de UTI contribui para a classificação de risco do Estado, mas para tanto, como temos a condição de chegar a 715 leitos, a nossa taxa utilizada é hoje de 45%. Isso contribui para que a maioria dos municípios estejam no risco baixo", esclareceu.


14:56

Escolas que funcionarem como locais de votação devem ficar fechadas na segunda-feira (16)

"Por determinação da Secretaria de Educação (Sedu), as escolas aonde houver eleição no domingo (15), que funcionarem como local de votação, determinamos que essas escolas permaneçam fechadas na segunda-feira (16) para, com tempo e com calma, pudéssemos organizar todo o mobiliário e fazer a devida limpeza e higienização dos ambientes", afirmou Vitor de Angelo.


14:53

ES teve três escolas estaduais fechadas desde a reabertura

"Nesse momento, tivemos apenas três escolas fechadas: Davi Roldi, em São Roque do Canaã (26 de outubro); Angélica Paixão, em Guarapari, com apenas um turno (30 de outubro); e José Leão Nunes, em Cariacica (6 de novembro)", revelou o secretário. "Para terminar, trago um dado que ilustra o que já mencionei: na Davi Roldi, tivemos dez casos, todos em profissionais; na Paixão, no turno noturno, três confirmados, todos profissionais", comentou.


14:50

Educação: secretário defende análise de fatores externos às escolas

"A escola pública não parece ser um espaço que não tem condições de enfrentar uma atividade escolar em um contexto pandêmico e de fazer isso de uma forma menos eficaz que as escolas particulares ou outras instituições. Quando observamos os números, vemos com clareza que os alunos de escolas particulares positivados constituem 55% do número de profissionais positivados; ao passo que, na escola estadual, o número de estudantes em relação aos profissionais é de 8,6%: quatro vezes menos. O que também não significa, a princípio, que as escolas particulares não estão bem preparadas, dado que as autoridades de saúde têm monitorado esses dados, em ambas. Na minha compreensão, os dados mostram, não apenas a preparação das escolas públicas, mas a capacidade de cumprir os protocolos e o fato de eventuais fatores externos ao ambiente escolar que podem estar impactando os resultados nas instituições particulares, enquanto grupo social. A mesma reflexão acho que precisará ser feita no ensino superior, que tem mais alunos que profissionais infectados", defendeu Vitor de Angelo. 


14:45

Secretário de Educação afirma que dados não indicam transmissão de alunos para professores

"A terceira conclusão é que, ao contrário do que foi sustentado por algum tempo, não parece ser, à luz dos números, alunos que transmitem para professores. Porque o percentual de alunos positivados tende a zero. Não se sustenta, estatisticamente, a tese de que o aluno, com a volta das aulas e dado o comportamento de dificuldade de cumprir com os protocolos de biossegurança, transmitiria o vírus para os professores e estariam infectados em grandes números. Nada disso se sustenta", comentou Vitor de Angelo.


14:40

"Nada indica que as escolas constituem o vetor da Covid-19", defende secretário da educação

"A segunda observação é que nada indica que as escolas, ao contrário do que muitas pessoas podem pensar, constituem o vetor da Covid-19. Pelos percentuais e pelos números, tudo indica o contrário. De tal forma que uma reflexão será necessária nas próximas semanas, se não para esse ano, para 2021, sobre os protocolos de abertura e fechamento de diversas atividades, incluindo a educacional. Em que medida devemos fazer, como fizemos nesse ano, fechar as escolas e reabri-las como sendo a última atividade a ser retomada? Ou fazer como está sendo feito na Europa: fechar outras atividades, e não a escola, entendendo não só a importância dessa atividade, mas que ela não parece ser um vetor de propagação", defendeu Vitor.


14:36

Alunos e profissionais da educação infectados: "do ponto de vista estatístico, são percentuais muito baixos", afirma secretário

"Pela rede estadual: 26 estudantes, em um universo de 36 mil alunos, que são 15% dos 240 mil que voltaram, constituem um percentual de 0,07. Hoje nós podemos dizer que, um mês depois do retorno das aulas, 0,07% dos alunos testaram positivo. O que não necessariamente significa que estão positivados porque voltaram às aulas. É apenas um recorte de estudante da educação básica", explicou o secretário. "No caso dos profissionais, nós temos um universo de 14 mil, dos quais 1.000 não retornaram por serem do grupo de risco. Nesse sentido, os infectados perfazem 2,3%. Então, a primeira conclusão é que sem desprezar o significado de ter sido positivado na pandemia, do ponto de vista estatístico, são percentuais muito baixos", continuou.


14:30

Retorno das aulas presenciais: 648 infectados

"Até o presente momento, nenhuma escola municipal retornou com aulas presenciais, de tal modo que as informações dizem respeito apenas às escolas particulares. Hoje completa um mês de reabertura das escolas estaduais", relembrou Vitor.  "Nós temos no ensino superior, 87 estudantes confirmados e 39 profissionais confirmados. No caso das escolas particulares: temos 70 estudantes e 126 profissionais positivados para a Covid-19. No caso das escolas estaduais, nós temos 26 estudantes e 300 profissionais confirmados", esclareceu.


14:25

Plataforma "Escola Segura": entenda o que é

"No início de agosto, a portaria que estabeleceu os protocolos de biossegurança para retorno das aulas presencias também previa uma plataforma que seria desenvolvida para que, de maneira inovadora e muito segura, todos os casos suspeitos, descartados e confirmados pudessem ser informados pelos gestores de cada unidade escolar. E que a partir desses dados, as autoridades de saúde pudessem ter condições para fazer testagem e tomar decisões", lembrou Vitor de Angelo.


14:22

Inquérito escolar está atrasado, ainda sem data para ser divulgado

"Nós estamos realizando um trabalho na comunidade escolar. A Secretaria Estadual de Saúde, junto aos municípios, realizou já a coleta de material para o inquérito escolar em 13 cidades capixabas e estamos finalizando o censo escolar em toda a comunidade de professores e trabalhadores em todos os municípios. Nós infelizmente não conseguimos concluir esse trabalho no tempo desejado, por causa do atraso na coleta e no processamento dos materiais, principalmente em dois municípios importantes (Serra e Cariacica), que representam 15% do total. Não temos como apresentar os resultados nessa data, visto que esse volume de informação que falta poderia resultar em informações não reais da prevalência da doença na comunidade escolar", lamentou Reblin.


14:18

Os cuidados para votar com tranquilidade no domingo (15)

"Nós emitimos, complementando as diretrizes da Justiça Eleitoral, notas técnicas específicas sobre o período pré-eleitoral. Está definido o uso de máscara, o distanciamento entre as pessoas e reforça o comportamento das pessoas no dia da eleição, como evitar aglomeração. Queremos tranquilizar a população capixaba para que, seguindo essas regras, possa cumprir o papel cidadão de votar, com um risco muito baixo de contágio pelo coronavírus", comentou Reblin.


14:16

Mais expansão: 130 UTIs e 177 leitos de enfermaria ao custo de R$ 29 milhões

"Está publicado hoje e, a partir de segunda-feira (16), passamos a assinar a contratualização de mais leitos destinados ao atendimento de Covid-19. Isso significa a garantia de mais 130 leitos de UTI ao longo de, pelo menos, mais 90 dias; e 177 leitos de enfermaria", adiantou Reblin. "Temos a expectativa que essa quantidade traga uma segurança para o sistema, para podermos continuar atendendo os pacientes. O investimento é estimado em R$ 29 milhões", continuou.


14:12

Coronavírus: 41 leitos de enfermaria reativados no ES

"Além disso, nesse mesmo período, nós reativamos 35 leitos de enfermaria no Hospital Santa Mônica, em Vila Velha; e 6 leitos de enfermaria no Hospital Santa Maria, em Colatina", complementou Reblin.


14:10

ES disponibiliza mais 29 leitos de UTI para pacientes com Covid-19

"Percebendo esse aumento de casos nas últimas duas semanas, a nossa preocupação se volta a monitorar essa taxa de ocupação e à medida da necessidade, podemos ampliar ou não o número de leitos. Nesse sentido, desde o dia 1º de novembro até hoje, trabalhamos com a abertura de: 10 leitos de UTI no Hospital São Camilo, em Aracruz; 10 leitos de UTI no Hospital Santa Mônica, em Vila Velha; 4 leitos de UTI no Hospital Santa Maria, em Colatina; e 5 leitos no Hospital Evangélico, em Vila Velha. Especificamente para pacientes de Covid-19. Além de 14 leitos de UTI no Hospital Dório Silva que são destinados ao próprio giro do hospital", afirmou o secretário em exercício.


14:07

A situação dos leitos para Covid-19 no ES

"Nós estamos vivendo um momento de convivência com outras doenças, principalmente outras respiratórias por causa do convívio entre as pessoas. Elas precisam ser acolhidas, permanecer em isolamento até que se confirme ou descarte a Covid-19. Isso traz uma sobrecarga na rede que está destinada à Covid-19. No dia de hoje são 412 leitos de UTI (79% ocupados) e 424 leitos de enfermaria (70% de ocupação). Podemos chegar, como já aconteceu, a 715 leitos de UTI. Considerando esse total, temos 45% ocupados. Já chegamos próximo de 90%", detalhou Reblin.


14:04

Taxa de transmissão (RT) continua acima de 1 no ES

"A nossa taxa de transmissão voltou a crescer no Espírito Santo e está acima de 1. Isso significa que a doença está crescendo entre nós. Em 1 ela fica estável, e abaixo, ela está diminuindo", afirmou Reblin.


14:02

Educação também será tratada

Também participa da coletiva desta sexta-feira (13) o secretário de educação do Espírito Santo, Vitor de Angelo, que falará de dados atualizados do retorno das aulas presencias e da plataforma "Escola Segura". 


14:00

Início da transmissão

Interinamente à frente da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), Luiz Carlos Reblin dá início à entrevista coletiva on-line desta sexta-feira (13), na qual trará informações atualizadas da pandemia do novo coronavírus no Espírito Santo. Acompanhe.

A Gazeta integra o

Saiba mais

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espirito Santo.