ASSINE

Secretaria de Saúde atualiza informações sobre o coronavírus no ES

Exercendo a função de secretário, Luiz Carlos Reblin comentou sobre as medidas de enfrentamento à Covid-19 no Estado, em entrevista nesta sexta-feira (13)

Vitória
Publicado em 13/11/2020 às 14h03
Atualizado em 13/11/2020 às 15h27

15:23

Fim da transmissão

Depois de mais de 1 hora de entrevista coletiva on-line, os secretários Vitor de Angelo (Educação) e Luiz Carlos Reblin (Saúde) encerraram a transmissão desta sexta-feira (13). "Vamos nos cuidar, utilizando máscara, mantendo distância e higienizando as mãos. Muito obrigada e até breve", concluiu Reblin.


15:22

ES não tem ciência de nova cepa do coronavírus no Brasil

"A nossa contribuição é na coleta do material e parte dele sempre é enviado à referência nacional, que no nosso caso é a Fundação Oswaldo Cruz (FioCruz). Essa análise de mutação viral ainda não nos foi informada. Contribuímos assim como todos os Estados, com o envio para que as instituições possam fazer essa análise", afirmou Reblin.


15:20

Secretário de Educação acredita que não há possibilidade de omissão de casos nas escolas

"Não há possibilidade, ao meu ver, de omissão de dados, visto que o comitê local é composto pelo gestor da unidade, mas por professores e pais. Dentro dessa metodologia é que obtivemos o número de casos de suspeitos, descartados e confirmados que foram passados por aqui", explicou Vitor de Angelo.


15:18

Só uma escola do ES precisou fechar por causa de surto entre alunos

"A única escola em que houve fechamento com casos de alunos infectados foi a José Leão Nunes, em Cariacica: com 13 casos, sendo sete em profissionais e seis em alunos. Nas demais escolas, como temos 26 estudantes positivados, os outros 20 estão em outras escolas. Os estudantes foram afastados, mas a escola não foi fechada, por não ter sido considerado um surto de Covid-19", esclareceu Vitor de Angelo.


15:12

"Vote e volte para a casa", orienta Reblin

"No dia específico da eleição, a nossa expectativa é que as pessoas cumpram o dever cidadão de votar, obedecendo as regras da Justiça Eleitoral e da Sesa. A regra é ir votar usando máscara, mantendo a distância entre as pessoas, levar a caneta para registrar a assinatura, vote e volte para casa. Cumprindo essas regras, o dia da eleição tem um baixo risco de transmissão da doença", analisou o secretário.


15:10

Como a Sesa avalia o crescimento de casos na última semana?

"Nós acompanhamos um aumento de casos que consequentemente aumenta as internações. A Sesa está providenciando a reativação dos leitos de Covid-19. O aumento de óbitos, nós estamos acompanhando. Embora tenha ocorrido o aumento de um óbito em média nos últimos 7 ou 14 dias, consideramos que há estabilidade. Estamos vivendo um aumento de casos, que se deve a uma maior interação entre às pessoas. Infelizmente, há um comportamento de que a pandemia está encerrada, e faz as pessoas não adotarem os cuidados. Além disso, nós ampliamos o critério de testagem. Isso nos leva a um conhecimento maior de pessoas assintomáticas que poderiam não ter o caso confirmado. Não é uma situação de sobrecarga absoluta. Na medida em que for necessário, ampliamos a oferta de leitos. E, para a nossa alegria, isso não se reflete em aumento significativo no número de óbitos. Nós vamos conviver com esse modelo em que houve uma curva principal, uma redução e haverão curvas de ascensão e diminuição novamente até o surgimento de uma vacina", comentou Reblin.


15:03

Reblin esclarece dúvidas sobre a taxa de ocupação das UTIs no ES

"A taxa de ocupação é flutuante a cada dia e é atualizada diariamente. Com o sistema de saúde do ES, nada nos impede que, havendo necessidade, ocorra o remanejamento de pacientes do interior para a Grande Vitória ou o contrário. A taxa de ocupação de leitos de UTI contribui para a classificação de risco do Estado, mas para tanto, como temos a condição de chegar a 715 leitos, a nossa taxa utilizada é hoje de 45%. Isso contribui para que a maioria dos municípios estejam no risco baixo", esclareceu.


14:56

Escolas que funcionarem como locais de votação devem ficar fechadas na segunda-feira (16)

"Por determinação da Secretaria de Educação (Sedu), as escolas aonde houver eleição no domingo (15), que funcionarem como local de votação, determinamos que essas escolas permaneçam fechadas na segunda-feira (16) para, com tempo e com calma, pudéssemos organizar todo o mobiliário e fazer a devida limpeza e higienização dos ambientes", afirmou Vitor de Angelo.


14:53

ES teve três escolas estaduais fechadas desde a reabertura

"Nesse momento, tivemos apenas três escolas fechadas: Davi Roldi, em São Roque do Canaã (26 de outubro); Angélica Paixão, em Guarapari, com apenas um turno (30 de outubro); e José Leão Nunes, em Cariacica (6 de novembro)", revelou o secretário. "Para terminar, trago um dado que ilustra o que já mencionei: na Davi Roldi, tivemos dez casos, todos em profissionais; na Paixão, no turno noturno, três confirmados, todos profissionais", comentou.


14:50

Educação: secretário defende análise de fatores externos às escolas

"A escola pública não parece ser um espaço que não tem condições de enfrentar uma atividade escolar em um contexto pandêmico e de fazer isso de uma forma menos eficaz que as escolas particulares ou outras instituições. Quando observamos os números, vemos com clareza que os alunos de escolas particulares positivados constituem 55% do número de profissionais positivados; ao passo que, na escola estadual, o número de estudantes em relação aos profissionais é de 8,6%: quatro vezes menos. O que também não significa, a princípio, que as escolas particulares não estão bem preparadas, dado que as autoridades de saúde têm monitorado esses dados, em ambas. Na minha compreensão, os dados mostram, não apenas a preparação das escolas públicas, mas a capacidade de cumprir os protocolos e o fato de eventuais fatores externos ao ambiente escolar que podem estar impactando os resultados nas instituições particulares, enquanto grupo social. A mesma reflexão acho que precisará ser feita no ensino superior, que tem mais alunos que profissionais infectados", defendeu Vitor de Angelo. 

A Gazeta integra o

Saiba mais

Se você notou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, clique no botão e nos avise, para que possamos corrigi-la o mais rápido possível

Para melhorar a sua navegação, A Gazeta utiliza cookies e tecnologias semelhantes como explicado em nossa Politica de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com tais condições.

Bem-vindo

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espírito Santo.