> >
Saúde abre mais 120 leitos para atender aumento de casos de Covid no ES

Saúde abre mais 120 leitos para atender aumento de casos de Covid no ES

Oferta de vagas, na UTI e em enfermaria, é para isolamento de pacientes com sintomas da doença. No feriadão, cresceu a procura dos serviços de saúde

Publicado em 4 de novembro de 2020 às 19:39

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) com respirador no Hospital Jayme Santos Neves, na Serra.
Novos leitos serão ofertados para pacientes com sintomas gripais e que se enquadram em casos suspeitos de Covid. (Reprodução/TV)

O secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, afirmou na tarde desta quarta-feira (04), durante pronunciamento, que o governo vai abrir mais 120 leitos hospitalares para atender nova demanda de pacientes, devido ao aumento de casos da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus.

De acordo com a autoridade em saúde, houve necessidade de ampliar a oferta de leitos de isolamento para pacientes com casos suspeitos da Covid-19, considerando o cenário em que se encontra a pandemia no Estado.

"Desde o dia 14 de outubro, passamos a ter um comportamento na ocupação de leitos de enfermaria que não foi acompanhado de aumento de ocupação de leitos de UTI. Tivemos aumento de pacientes mais leves, com perfil já conhecido, procurando o serviço de saúde. Mas, neste feriadão, nós tivemos um comportamento de aumento da necessidade de leitos de isolamento para atender pacientes suspeitos de Covid. Então, reavaliamos o conjunto da pandemia no Estado e decidimos que precisamos fazer um ajuste na oferta de leitos de isolamento para atender suspeitos de Covid", apontou.

A previsão, segundo Nésio Fernandes, é de que até o dia 15 de novembro seja autorizada a ampliação da oferta de vagas no Estado. "Estamos autorizando organizar a ampliação de 60 leitos de UTI e 60 de enfermaria. O Espírito Santo e o Brasil vivem um contexto de quádrupla carga de doenças coexistindo na rede assistencial. Temos a coexistência das doenças infecciosas endêmicas, como a tuberculose, as doenças virais e as metabólicas, além de causas externas, que também afligem os serviços de saúde, bem como lidamos com a pandemia e com as doenças crônicas, como a diabetes e a hipertensão, que também pressionam o sistema de saúde", acrescentou.

Saúde abre mais 120 leitos para atender aumento de casos de Covid no ES

Diversas doenças respiratórias, mesmo prevalentes no Brasil, decaíram muito durante a primeira onda pandêmica, disse o secretário. "Os hospitais pediátricos, por exemplo, trabalharam com ocupação muito baixa durante o desenvolvimento da primeira onda. Já, neste momento, temos aumento das doenças respiratórias por outros vírus também, doenças que coexistem com a Covid e esses pacientes também necessitam de leito hospitalar", pontuou Nésio Fernandes.

Também durante o pronunciamento, o secretário afirmou que, nos próximos dias, haverá aumento da oferta de leitos para atendimento a pacientes com doenças respiratórias. "Neste momento, com o aumento das outras doenças infectocontagiosas e aumento da existência de pacientes com Covid, precisamos ajustar esses leitos. Tivemos um aumento de 90 pacientes de enfermaria entre 14 de outubro e 2 de novembro. Nós, ao longo do desenvolvimento da pandemia, tivemos uma curva de aprendizagem. Não pretendemos suspender consultas especializadas, vamos seguir e caminhar na reversão de leitos da rede própria. Estamos preparando condições para que, com essa ampliação, não havendo o crescimento de casos graves, sempre possamos reverter para atender a todos. Não pretendemos suspender serviços eletivos", concluiu.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais