> >
Reta do Aeroporto e BR 101 em Carapina vão ter três faixas

Reta do Aeroporto e BR 101 em Carapina vão ter três faixas

Ordem de Serviço para as obras foi assinada nesta segunda-feira; consórcio de empresas terá cinco meses para elaborar projeto e iniciar intervenção

Publicado em 28 de dezembro de 2020 às 17:45

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Projeção do novo Trevo de Carapina, na Serra
Projeção do novo Trevo de Carapina, na Serra, com três faixas em cada sentido da BR 101 e passagem de desnível. (Semobi/Divulgação)

governo do Estado assinou, na tarde desta segunda-feira (28), a Ordem de Serviço (OS) para a elaboração dos projetos e execução das obras do novo Trevo de Carapina, na Serra. O trecho da BR 101, a partir do acesso à Rodovia do Contorno, e a Reta do Aeroporto, estão em processo final de estadualização e vão passar a ter três faixas em cada sentido. Haverá também implantação de passagem de desnível, para acabar com o semáforo de três tempos que provoca congestionamentos na região, e ciclovias. 

O investimento previsto é da ordem de R$ 76 milhões e foi anunciado pelo governador Renato Casagrande em suas redes sociais. 

A assinatura da ordem de serviço ocorreu em uma solenidade on-line e, durante o evento, o secretário de Mobilidade e Infraestrutura, Fábio Damasceno, explicou que a proposta colocada pelo governo na licitação prevê a eliminação do semáforo, no ponto em que os motoristas fazem a travessia da BR 101, de Jardim Carapina para o Bairro de Fátima, que deverá ser substituído por uma passagem de desnível.

O modelo adotado, entretanto, depende da análise do consórcio de empresas vencedor do processo licitatório, o Trevo Carapina. A proposta inicial indica um túnel, mas outra opção pode ser considerada melhor para a região, a partir de estudos topográficos.

CINCO MESES

Como se trata de um Regime Diferenciado de Contratação (RDC), as empresas vencedoras são responsáveis desde a elaboração do projeto básico até a execução da obra. Elas terão um prazo de cinco meses para preparar o projeto e iniciar as intervenções. 

"Nossa proposta é transformar a mobilidade metropolitana e estamos trazendo mais essa obra. Também temos trabalhado um conceito muito forte, que é a mobilidade humana, melhorando a vida das pessoas", sustentou Damasceno, durante apresentação do projeto na solenidade. 

Nesse contexto, o contrato de reformulação do Trevo de Carapina prevê também que as marginais da BR 101 passem a ter calçadas mais largas e ciclovias nos dois sentidos, segundo o secretário. Além disso, haverá investimento em uma área de 10 mil metros quadrados para criar um espaço de lazer na região de Jardim Carapina.

As obras na BR 101 e na Reta do Aeroporto, conduzidas pelo governo do Estado, somente serão possíveis devido ao processo de estadualização das duas rodovias. A transferência de responsabilidade desses trechos só não foi concluída este ano, segundo a assessoria da Semobi, por limitações impostas pela legislação eleitoral. Entretanto, a previsão é que em janeiro o processo esteja finalizado. Enquanto isso, o consórcio vencedor da licitação já está autorizado a elaborar o projeto para realizar as intervenções. 

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais