> >
Preparativos na reta final para festa de Corpus Christi em Castelo

Preparativos na reta final para festa de Corpus Christi em Castelo

Considerada uma das dez maiores manifestações religiosas do Brasil, evento volta a acontecer nesta quarta (15) e quinta (16), após dois anos sem ser realizado

Publicado em 15 de junho de 2022 às 17:53

Ícone - Tempo de Leitura 3min de leitura

A tradicional festa de Corpus Christi em Castelo, no Sul do Espírito Santo, já está quase pronta. Após dois anos sem ser realizada devido à pandemia da Covid-19, a maior festa do tipo no Estado e uma das dez maiores manifestações religiosas do Brasil, volta a acontecer nesta quarta (15) e quinta-feira (16).

Preparativos para a maior festa de Corpus Christi do ES e uma das maiores do País estão na reta final
A festa conta com uma programação religiosa na Igreja Matriz Nossa Senhora da Penha, em Castelo. (Carlos Barros)

Na noite desta quarta-feira, o evento terá início com a confecção do tapete. Já nesta quinta-feira, haverá uma programação religiosa na Igreja Matriz Nossa Senhora da Penha, no Centro da cidade, e a missa campal, seguida de procissão com o santíssimo sacramento. Confira a programação completa.

Segundo apuração da TV Gazeta Sul, o evento vai reunir quase três mil voluntários, que já realizam os últimos ajustes do evento. “A florzinha é feita em forma de dobradura”, contou a professora Virgínia Riccio, uma das voluntárias.

O trabalho é feito com muito amor e carinho, são meses de preparação. Para os voluntários, não falta fé nem motivação. “A gente já está bem adiantado, só nos retoques”, disse a contadora Alessandra Peres.

Preparativos para a maior festa de Corpus Christi do ES e uma das maiores do País estão na reta final
Voluntárias fazem dobraduras de flores para os tradicionais tapetes em Castelo. (Carlos Barros)

CORPUS CHRISTI EM CASTELO

Segundo o pároco da Igreja de Nossa Senhora da Penha, Frei Antônio Rabanal, o evento começou como uma manifestação simples a partir de uma irmã da caridade. “Aos poucos, você tem o centro da manifestação cultural e artística do nosso povo entrelaçando a sua fé na eucaristia”, pronunciou.

A festa não acontece desde 2019, por isso, a expectativa é grande para o evento que será realizado neste ano. Ao todo, são esperadas cerca de 100 mil pessoas.

Aspas de citação

Nós vamos fazer a festa de Corpus Christi mais bonita da história de Castelo

Luciano Travaglia
Presidente do Instituto Irmã Vicência
Aspas de citação

A missa campal na quinta-feira, às 16h, vai ser transmitida pela TV Gazeta Sul, somente para a Região Sul do Estado. A transmissão terá início às 15h30.

TAPETES

No local, serão 17 quadros e 16 passadeiras ao longo de um quilômetro e meio pelas ruas que circulam a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Penha. Os quadros vão abordar a eucaristia, o nascimento de Jesus, além de outros temas, como o meio ambiente e a pandemia.

Preparativos para a maior festa de Corpus Christi do ES e uma das maiores do País estão na reta final
Os tapetes de Castelo estão na reta final para a festa de Corpus Christi. (Carlos Barros)

Segundo a nutricionista e voluntária Liliana Pedruzzi, os tapetes vão mostrar o que a sociedade vivenciou nesse momento de pandemia. “E aí, para outras situações, venham nos assistir e prestigiar porque vai ser surpresa”, comentou.

Para fazer os tapetes serão usadas 50 toneladas de pedra, 10 toneladas de raspa de pneu, 500 sacos de palha de café e 300 sacos de pó de serra. O artista plástico Bruno Salvador é um dos responsáveis pela execução do material. “Precisamos lançar mão de muitas quantidades de tintas. É necessária muita ciência para que a gente consiga fazer um belo espetáculo”, disse.

Preparativos para a maior festa de Corpus Christi do ES e uma das maiores do País estão na reta final
Pedras, raspas de pneus, palhas de café e pó de serra serão usados para a realização dos tapetes. (Carlos Barros)

RUAS INTERDITADAS

A Prefeitura de Castelo informou que, por conta da festa de Corpus Christi no município, algumas ruas vão ficar interditadas, total ou parcialmente, para o trânsito de veículos nos dias do evento, sendo elas:

  • Aguilar Freitas;
  • Aristeu Borges de Aguiar;
  • Antônio Machado;
  • Carlos Lomba;
  • Bernardino Monteiro;
  • Frei Manoel;
  • José Vivacqua;
  • Lídio Machado;
  • Francisco Athayd;
  • Ministro Eurico Sales;
  • Avenida Ministro Araripe;
  • Parte da Avenida Nossa Senhora da Penha.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais