> >
Prefeitura da Serra apura denúncia de "simulação" de vacinação em idoso

Prefeitura da Serra apura denúncia de "simulação" de vacinação em idoso

Boletim de ocorrência registrado na Polícia Civil consta que o embolo da seringa não teria sido acionado. Caso será apurado

Publicado em 2 de abril de 2021 às 13:29

Ícone - Tempo de Leitura min de leitura
Idoso tomando vacina, família acusa servidora de não aplicar o imunizante
Idoso tomando vacina, família acusa servidora de não aplicar o imunizante. (Reprodução/Video)

A Secretaria Municipal de Saúde da Serra vai apurar uma denúncia feita pela família de um idoso de que uma servidora da unidade de saúde do Bairro de Fátima teria simulado a aplicação da segunda dose da vacina contra a Covid-19 no senhor, que tem 83 anos. O filho de João Bispo do Santos registrou ocorrência na Polícia Civil, mas foi informado de que terá que procurar o Ministério Público na próxima segunda-feira (5).

João foi levado pelo filho para ser imunizado com a segunda dose da vacina na tarde de quarta-feira (31) e filmou o momento. Ao chegar em casa, uma pessoa da família teria colocado o vídeo em câmera lenta e atentado que a servidora teria simulado a aplicação e, em seguida, "escondido a seringa" com as mãos. Desconfiados, a família foi até a Polícia Civil e registrou um boletim de ocorrência.

O boletim consta que, ao entrar na sala de vacinação a servidora já estava com a seringa na mão, ou seja, João e o filho não viram a profissional colocando o imunizante na seringa. Diante das imagens, uma das filhas de seu João voltou com o pai à unidade, mas afirma que a diretora do posto de saúde se recusou a aplicar uma nova dose e não quis assistir ao vídeo.

O QUE DIZ A SECRETARIA DE SAÚDE DA SERRA

A Secretaria de Saúde da Serra informa que ja está apurando a denúncia e, caso seja constatada alguma irregularidade, vai tomar as providências cabíveis.

O QUE DIZ A POLÍCIA CIVIL

A polícia afirma que o fato está "fora do âmbito de atribuições de investigação" da corporação e orientou os parentes do idoso a procurar o Ministério Público na segunda-feira. Procurada pela reportagem, a prefeitura informou que está apurando o caso e, se comprovada a irregularidade, "tomar as providências cabíveis".

O QUE DIZ A SECRETARIA ESTADUAL DE SAÚDE

A Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), afirma que a família deverá formalizar a denuncia pela ouvidoria e que "todas as manifestações relacionadas à campanha de vacinação estão sendo apuradas". 

LEI PUNE SERVIDOR QUE APLICAR "VACINA DE VENTO"

No Espírito Santo é lei: servidores que propositalmente não aplicarem a vacina em usuários do SUS deverão pagar uma multa de R$ 29 mil. O texto, em vigor desde o dia 29 de março, fixa que a os superiores hierárquicos também deverão ser responsabilizados caso fique comprovado uma ordem ou consentimento.

Ainda não há, no entanto, uma regulamentação da norma. O governo estadual respondeu, por nota, que tem 30 dias para publicar as regulamentações que devem apontar quem irá fiscalizar essas denúncias e como será a cobrança da multa. Até então, a ouvidoria da Sesa e o Ministério Público estão recebendo as manifestações.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais