> >
Placa com erro de grafia chama atenção em São José do Calçado

Placa com erro de grafia chama atenção em São José do Calçado

Na saída do município pela ES 484, eram dadas as boas-vindas com a mensagem “Boa viajem. Agradecemos sua visita”, quando o correto seria "Boa viagem"

Publicado em 4 de novembro de 2021 às 17:51

Ícone - Tempo de Leitura min de leitura
Placa com erro de grafia é corrigida após polêmica em cidade do ES
Placa com erro de grafia é corrigida após polêmica em cidade do ES. (Reprodução | Broinha Notícias)

Uma placa de sinalização com um erro de grafia viralizou nas redes sociais e deu o que falar entre os moradores de São José do Calçado, no Sul do Espírito Santo. Na saída do município pela ES 484, a mensagem “Boa Viajem. Agradecemos sua visita”, escrita na estrutura, agradecia a passagem das pessoas pela cidade. O problema é que a palavra "viajem" deveria estar escrita com a letra "g": "viagem".

Segundo o Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo, o erro foi corrigido na manhã desta quinta-feira (04). O Detran informou que acionou a empresa responsável  na noite de quarta-feira (3), assim que teve conhecimento do erro ortográfico na placa de sinalização. O órgão explicou ainda que os serviços de sinalização estão em execução no município e não houve custo adicional para consertar a placa, por se tratar de erro da empresa contratada.

Também demandada pela reportagem, a Prefeitura de São José do Calçado informou que solicitou a correção ao Detran assim que soube do erro na grafia da mensagem na placa.

Placa com erro de grafia é corrigida
Placa com erro de grafia é corrigida. (Addison Viana)

De acordo com Addison Viana, membro da Academia Calçadense de Letras, a placa de sinalização foi instalada no início desta semana. “Recebi a foto de uma professora do município, por meio do WhatsApp. Divulguei em meu blog e houve repercussão. Apesar de existir a palavra com 'g' e com 'j', elas têm significados diferentes. A cidade tem uma cultura de ser berço de diversos escritores e houve a polêmica”, contou o morador do município.

A Língua Portuguesa indica que a palavra "viagem" é um substantivo, sinônimo de passeio, jornada e deslocamento. Já "viajem" é uma forma conjugada do verbo viajar.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais