> >
Picadas de animais peçonhentos: veja o que fazer e onde procurar ajuda no ES

Picadas de animais peçonhentos: veja o que fazer e onde procurar ajuda no ES

Médico do Centro de Informação e Assistência Toxicológica orienta o que fazer e explica os mitos que podem prejudicar o paciente. Veja lista de locais com soro

Publicado em 15 de setembro de 2020 às 14:16

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Escorpião
Escorpião. (Pixabay)

Nas últimas semanas, casos de picada de escorpião ganharam repercussão no Espírito Santo. A menina Esther Castro de Jesus, de 4 anos, chegou a ficar 10 dias internada após ser picada enquanto brincava na casa da avó, em Linhares. Já o menino Davi Matos Rebonato, de 1 ano, também vítima de picada de escorpião, não resistiu e faleceu em Pedro Canário. Para auxiliar em ocorrências com animais peçonhentos, A Gazeta preparou um material com orientações de autoridades.

O QUE FAZER

Segundo o médico do Centro de Informação e Assistência Toxicológica (CIATox), Nixon Souza Sesse, a primeira coisa a se fazer ao ser picado por algum animal peçonhento, como escorpião, cobra ou aranha, é lavar o local com água e sabão.

Em caso de cobra, além disso, deve-se colocar o membro elevado e em repouso. Tudo isso antes ou durante o encaminhamento ao serviço de saúde mais próximo.

Aspas de citação

Todo acidente por animal peçonhento é uma urgência. Então, qualquer serviço de urgência e emergência é uma porta de entrada para esses pacientes

Nixon Souza Sesse
Médico
Aspas de citação

"Que seja o Pronto Atendimento, o pronto-socorro do hospital, ele vai ser a porta de entrada para avaliação do paciente por um profissional de saúde e até mesmo por um médico", diz.

TRATAMENTO COM SORO

Dependendo da gravidade do acidente, o paciente pode ser submetido, ou não, ao tratamento com soro, destinado ao veneno específico de cada animal. Essa gravidade e o tratamento são definidos durante o atendimento.

“O acidente leve pode até ter dor importante, formigamento no local da picada, mas não tem manifestações clínicas de gravidade, que seriam vômitos, suor excessivo, alteração de respiração e de pressão arterial. Ele só tem o efeito do veneno no local da picada. Nos casos moderados e graves, onde o veneno entra no sangue, aí precisa de soro”, avalia.

ATENDIMENTO POR TELEFONE 24 HORAS

Para um primeiro atendimento e esclarecimento de dúvidas em caso de acidentes, o Centro de Informação e Assistência Toxicológica (CIATox) possui um telefone disponível 24 horas para orientação de como a vítima deve proceder. No número 0800 283 9904, profissionais estão a postos para dar as primeiras instruções e encaminhar para o serviço de saúde mais próximo.

Em caso de atendimento a acidentes moderados ou graves, em que se precisar do tratamento com soro, o CIATox disponibiliza uma lista dos locais que possuem a medicação. Confira no documento abaixo:

Componente de Arquivos & Anexos Arquivos & Anexos

Lista de serviços de saúde com soros

Tamanho de arquivo: 384kb

E O QUE NÃO FAZER?

Além das instruções do que fazer, o médico deu orientações do que não fazer em caso de picada de animais peçonhentos. Muitas delas, de condutas do mito popular, que acabam, na verdade, prejudicando o posterior tratamento do paciente.

"A gente precisa desmistificar essas ações. Como, por exemplo, fazer garrote ou torniquete, que é o processo de amarrar o membro que foi picada para supostamente evitar a circulação do sangue. Isso é proibido. Não pode sugar o local da picada para supostamente retirar o veneno. Não pode dar bebida alcoólica para o paciente, como se fosse fazer o controle da dor. Tudo isso atrapalha muito o risco de complicação. Atrapalha muito a avaliação clínica do paciente quando chega no serviço de saúde", alerta.

CONFIRA AS INSTRUÇÕES BÁSICAS

  • Em caso de escorpião e aranha, lavar o local da picada com água e sabão e encaminhar ao serviço de saúde;
  • Em caso de cobra, lavar o local da picada com água e sabão e manter o membro elevado e repouso, durante o encaminhamento ao serviço de saúde;
  • NÃO fazer garrote ou torniquete no local da picada, que é o processo de amarrar o membro que foi picado para supostamente evitar a circulação do sangue; 
  • NÃO pode sugar o local da picada para supostamente retirar o veneno;
  • NÃO pode dar bebida alcoólica para o paciente, como se fosse fazer o controle da dor;

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais