> >
Muro de contenção de 5 metros desaba sobre casa em Guarapari

Muro de contenção de 5 metros desaba sobre casa em Guarapari

Seis imóveis tiveram que ser interditadas pela Defesa Civil e 15 pessoas foram abrigadas na casa de parentes

Publicado em 12 de outubro de 2021 às 20:09

Ícone - Tempo de Leitura min de leitura
Muro de contenção caiu sobre cozinha de casa em H
Muro de contenção caiu sobre cozinha de casa em Guarapari. (TV Gazeta)

Um muro de contenção de aproximadamente cinco metros de altura desabou no bairro Bela Vista, em Guarapari, por volta das 10h desta terça-feira (12h), devido às fortes chuvas. A estrutura, que estava em construção, atingiu a cozinha de uma casa, que ficou destruída. De acordo com a Defesa Civil do município, não houve vítimas, apenas danos materiais.

Por pouco não houve uma tragédia, já que um morador da casa atingida, o pedreiro Jaelson Alves dos Santos, havia acabado de deixar o cômodo. "Em questão de minutos, quando eu entrei no quarto, desabou tudo. Não entendi nada, parecia que estava caindo o céu em cima da casa. Quando voltei, já estava tudo danificado", conta. 

Seis casas, entre elas a de Joelson, precisaram ser interditadas. Cerca de 15 pessoas foram abrigadas na casa de parentes.

Na tarde desta terça, o pedreiro estava encaixotando todos os pertences e buscando outro lugar para ficar. "A Defesa Civil falou que era ara a gente procurar o Cras (Centro de Referência da Assistência Social), para poder conseguir um aluguel social. Só que hoje é feriado, não está funcionando", relata.  

O muro que estava em construção era da casa da diarista Rosimery Silva, que também teve a residência interditada. Ela ficou assustada com o ocorrido. "Quando eu vi caindo na casa do vizinho, eu fiquei com medo de ter acontecido algo pior, mais grave, com alguém deles. Graças a Deus não tinha ninguém, mas eles perderam muita coisa", diz. 

Letícia Silva, moradora de uma das casas inteditadas, está com receio de o barranco ceder ainda mais. "Vem aquele medo,  não dá para dormir tranquilo, porque eles disseram que provavelmente vai continar chovendo. Então, a qualquer momento, tudo que você tentou construir, chegar agora e perder.

As outras famílias, além da do pedreiro, também passaram a tarde desta terça fazendo mudança de móveis e objetos pessoais. "A gente vai tentar correr atrás do governo, da prefeitura para nos ajudar, porque não sei o que vai acontecer, se a gente vai poder voltar daqui uns seis meses. Estou com muito medo de acabar de ceder tudo e perder mais ainda", lamenta Rosimery. 

A Defesa Civil informou que, na quarta-feira (13), as equipes da Secretaria de Trabalho, Assistência e Cidadania (Setac) que atuam no Cras do Bela Vista, farão o atendimento assistencial das famílias.

Com informações da TV Gazeta

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais