> >
Incêndio atinge lancha na Ilha da Fumaça, em Vitória

Incêndio atinge lancha na Ilha da Fumaça, em Vitória

Um homem e uma mulher sofreram queimaduras e foram socorridos. Os Bombeiros foram acionados às 11h, e por volta de 12h50 a corporação informou que conseguiu controlar as chamas

Publicado em 28 de julho de 2021 às 11:22

Ícone - Tempo de Leitura min de leitura
Lancha pega fogo na Ilha da Fumaça, em Vitória
Lancha pega fogo na Ilha da Fumaça, Vitória. (Rodrigo Gavini)

Corpo de Bombeiros foi acionado para atender ocorrência de uma lancha pegando fogo por volta das 11h desta quarta-feira (28) na Ilha da Fumaça, na altura do bairro Ilha de Santa Maria, em Vitória.  Duas pessoas ficaram feridas e, além da lancha, o fogo atingiu um poste que fica próximo. Com o incêndio, o teto da marina desabou. Por volta de 12h50, os Bombeiros informaram que conseguiram controlar as chamas.

Segundo post da corporação no Twitter, há relatos de vítima queimada no braço e no rosto. A reportagem de A Gazeta apurou no local que um homem se feriu, mas estava lúcido e conversando quando foi socorrido. Uma mulher também sofreu  queimaduras no braço e foi socorrida por uma ambulância. Os feridos não tiveram a identidade informada.

Um poste que foi atingido pelo fogo caiu, derrubando fios. Por questões de segurança, funcionários da EDP estiveram no local e desligaram a energia em parte da Ilha da Fumaça. Mais duas guarnições dos Bombeiros chegaram ao local por volta de 12h20 para ajudar no combate às chamas, totalizando três unidades no atendimento. O fogo foi controlado por volta de 12h50.

O dono de uma embarcação que fica no local — que não quis ser identificado — contou que, durante uma manutenção na marina na Ilha da Fumaça, a lancha começou a pegar fogo e as chamas começaram na parte da frente. Ele disse ainda que a lancha incendiada seria de 2018 e avaliada em cerca de R$ 400 mil.

O mecânico de outro barco, que se identificou como Wil, contou à reportagem que o homem ferido também era mecânico e estava trabalhando na manutenção da lancha (que estaria sem combustível), fazendo teste no motor, utilizando uma bomba externa. Ao ligar a embarcação, o fogo começou e o homem se feriu nos braços e na cabeça. Uma mulher que estava ajudando o mecânico, ao ver a embarcação pegando fogo, teria pulado da lancha e sofreu ferimentos leves.

O tenente Graça Júnior coordenou a ação dos Bombeiros no local e falou sobre a complexidade do incêndio. "O trabalho foi extremamente difícil porque a embarcação é de fibra. Acessamos por cima, mas a água não penetrava. Depois, conseguimos autorização para abrir um buraco no casco e fizemos o combate por essa abertura", disse.

Sobre as vítimas, o tenente disse que o mecânico teve uma queimadura no braço direito e foi socorrido por pessoas que estavam no local. Já a mulher sofreu uma torção no braço e foi atendida pelo resgate da corporação. Ao todo, 12 militares participaram da ocorrência.

Lancha pega fogo na Ilha da Fumaça, Vitória(Rodrigo Gavini)

Com relação à causa do incêndio, que ainda precisaria ser investigada, o tenente afirmou que "no relato que o mecânico deu inicialmente, ele disse estar fazendo a manutenção quando percebeu um vazamento de combustível, e começou a pegar fogo".

O relato é parecido com a explicação dada pela mulher. "Segundo ela, o mecânico estava em um ambiente confinado e solicitou que ela desse 'partida' na lancha. No momento da partida, houve a explosão, provavelmente pelo acúmulo de gases combustíveis nesse ambiente", explicou a tenente Andresa, da comunicação dos Bombeiros.

Segundo a militar, o incêndio aconteceu em apenas uma lancha, mas devido à proximidade e ao calor irradiado, a pintura e a boia de outras embarcações sofreram avarias. Até a tarde desta quarta-feira (28) não houve solicitação de perícia por parte do responsável pela embarcação, segundo o Corpo de Bombeiros.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais