> >
Helicópteros são flagrados pousando no topo da Pedra Azul, no ES

Helicópteros são flagrados pousando no topo da Pedra Azul, no ES

Segundo o Iema, os responsáveis foram autuados e multados; pousos e sobrevoos próximo aos parques estaduais, inclusive nas formações rochosas, são proibidos

Publicado em 18 de setembro de 2021 às 12:41

Ícone - Tempo de Leitura 2min de leitura
Cerejeiras floridas no bosque em Pedra Azul, durante o inverno de 2019
Pouso de aeronaves e sobrevoos próximos à região são proibidos. (Christian Nascimento)

Proprietários de dois helicópteros foram autuados e multados após realizarem o pouso não autorizado das aeronaves no topo da Pedra Azul, em Domingos Martins, na Região Serrana do Espírito Santo. Em seguida, pousaram ainda no pico do Forno Grande, em Castelo. O caso aconteceu no último dia 11, por volta das 15 horas, entretanto só foi divulgado neste sábado (18).

O Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) ressaltou que não é permitido o pouso de helicópteros nos parques estaduais, inclusive nas formações rochosas, nem mesmo o sobrevoo muito próximo a elas.

O órgão afirma que tal ação, além de trazer riscos de acidentes, causa dano ambiental às Unidades de Conservação e é passível de multa, conforme prevê o artigo 7, inciso XLIII da Lei Estadual nº 7.058/2002. Além disso, explicou que todas as Unidades de Conservação têm seu espaço, seja ele aéreo, terrestre e subsolo, protegido segundo o Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (SNUC).

A reportagem acionou o Iema para mais detalhes sobre os casos, inclusive valores das multas, mas o órgão disse que, por enquanto, não serão divulgadas novas informações.

“Contamos com a compreensão de todos e o apoio na fiscalização e denúncia de voos de helicóptero de forma irregular nos parques estaduais. As denúncias podem ser feitas em Ouvidoria ou no telefone 181.”

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais