ASSINE

Helicópteros são flagrados pousando no topo da Pedra Azul, no ES

Segundo o Iema, os responsáveis foram autuados e multados; pousos e sobrevoos próximo aos parques estaduais, inclusive nas formações rochosas, são proibidos

Vitória / Rede Gazeta
Publicado em 18/09/2021 às 12h41
Cerejeiras floridas no bosque em Pedra Azul, durante o inverno de 2019
Pouso de aeronaves e sobrevoos próximos à região são proibidos. Crédito: Christian Nascimento

Proprietários de dois helicópteros foram autuados e multados após realizarem o pouso não autorizado das aeronaves no topo da Pedra Azul, em Domingos Martins, na Região Serrana do Espírito Santo. Em seguida, pousaram ainda no pico do Forno Grande, em Castelo. O caso aconteceu no último dia 11, por volta das 15 horas, entretanto só foi divulgado neste sábado (18).

O Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) ressaltou que não é permitido o pouso de helicópteros nos parques estaduais, inclusive nas formações rochosas, nem mesmo o sobrevoo muito próximo a elas.

O órgão afirma que tal ação, além de trazer riscos de acidentes, causa dano ambiental às Unidades de Conservação e é passível de multa, conforme prevê o artigo 7, inciso XLIII da Lei Estadual nº 7.058/2002. Além disso, explicou que todas as Unidades de Conservação têm seu espaço, seja ele aéreo, terrestre e subsolo, protegido segundo o Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (SNUC).

A reportagem acionou o Iema para mais detalhes sobre os casos, inclusive valores das multas, mas o órgão disse que, por enquanto, não serão divulgadas novas informações.

“Contamos com a compreensão de todos e o apoio na fiscalização e denúncia de voos de helicóptero de forma irregular nos parques estaduais. As denúncias podem ser feitas em https://ouvidoria.es.gov.br/ ou no telefone 181.”

A Gazeta integra o

Saiba mais

Se você notou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, clique no botão e nos avise, para que possamos corrigi-la o mais rápido possível

Para melhorar a sua navegação, A Gazeta utiliza cookies e tecnologias semelhantes como explicado em nossa Politica de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com tais condições.

Bem-vindo

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espírito Santo.