> >
Greve de funcionários do Aeroporto de Guarulhos afeta voos em Vitória

Greve de funcionários do Aeroporto de Guarulhos afeta voos em Vitória

Até as 18h desta quarta-feira (4), ao menos 15 voos da Latam, entre chegadas e partidas, foram cancelados em São Paulo – dois tinham relação com o Espírito Santo

Publicado em 4 de outubro de 2023 às 13:13- Atualizado há 7 meses

Ícone - Tempo de Leitura 3min de leitura
Aeroporto de Vitória
Aeroporto de Vitória teve dois voos alterados por conta de greve em São Paulo. (Carlos Alberto Silva)

Voos que sairiam ou chegariam ao Aeroporto de Vitória nesta quarta-feira (4) foram afetados pela greve de funcionários terceirizados do Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, que são contra uma medida da Receita Federal que proibiu o uso de celular em áreas restritas. Até as 18h, ao menos 15 voos da Latam, entre chegadas e partidas, foram cancelados no maior terminal aéreo do país. Dois deles tinham relação com o Espírito Santo.

O que mudou no Espírito Santo nesta quarta-feira (4):

  • Voo número 3333, da Latam, que sairia de Vitória às 10h05 com destino ao Aeroporto de Guarulhos, foi cancelado
  • Voo número 3330, da Latam, que sairia de Guarulhos e chegaria ao Aeroporto de Vitória às 9h30, foi cancelado

Segundo o Aeroporto de Vitória, foram dois voos cancelados na manhã de quarta-feira (4), ambos da Latam. Na terça-feira (3), foram quatro voos cancelados em Vitória, entre pousos e decolagens. Não é possível prever se os próximos voos da Latam saindo de Guarulhos e chegando a Vitória, ou no sentido contrário, também serão cancelados.

No início da tarde desta quarta-feira (4), a Latam informou que parte dos voos programados de/para Guarulhos ainda sofrem cancelamentos ou atrasos como efeito dos protestos.

Procurada pela reportagem de A Gazeta, a companhia informou, em nota, que as pessoas com voos programados no Aeroporto até esta quinta-feira (5) devem consultar o status no site da Latam antes de se locomoverem. Ainda conforme o comunicado, a empresa repudia veementemente o ocorrido e se solidariza com todos os passageiros afetados.

Aspas de citação

Voos de/para Guarulhos podem sofrer atrasos ou cancelamentos em função de protestos de funcionários terceirizados que realizam as atividades de solo do aeroporto

Latam
Trecho de nota oficial
Aspas de citação

Quem tem voos marcados para a noite desta quarta (4) ou para esta quinta (5) pode remarcar as viagens sem multa e diferença tarifária ou solicitar o reembolso integral, no site latamairlines.com.

Proibição de celular motivou greve de funcionários em São Paulo

Funcionários terceirizados que prestam serviço iniciaram uma greve contra a proibição do uso de celulares em áreas restritas do aeroporto. Trabalhadores da rampa, esteira, limpeza das aeronaves e outras funções essenciais pararam. A Receita Federal proibiu o uso de celular e equipamentos com captação de imagens em áreas restritas do Aeroporto, após duas brasileiras terem sido presas na Alemanha, vítimas de um esquema de troca de bagagens.

A Receita negou que os funcionários não possam falar com os familiares. De acordo com o órgão, eles podem ligar para o público externo pelos telefones fixos do aeroporto. Mas os funcionários dizem que a carga de trabalho e necessidade de grande deslocamento impossibilita o uso do fixo.

A Receita ainda apontou que a proibição só é realizada nas áreas mais sensíveis, como armazéns, pátio e pista. E afirmou que a restrição é necessária para evitar crimes. A GRU Airport, que administra o aeroporto, iniciou uma 'operação de contingência' para normalizar a situação. Mas ainda assim, os voos continuam impactados.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais