Sair
Assine
Entrar

Entre para receber conteúdo exclusivo.
ou
Crie sua conta A Gazeta
Recuperar senha

Preencha o campo abaixo com seu email.

Em visita a laboratório

"Governo federal se comprometeu a comprar vacina russa", diz Casagrande

Em visita à fábrica do laboratório que produz a Sputnik V no Brasil, Casagrande afirmou que governadores comprarão os imunizantes, mas que a prioridade é da União

Publicado em 02 de Março de 2021 às 15:54

Natalia Bourguignon

Publicado em 

02 mar 2021 às 15:54
Renato Casagrande participa de visita ao laboratório União Química, em Brasília
Renato Casagrande participa de visita ao laboratório União Química, em Brasília Crédito: Vera Canfran / GovernoES
O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, e líderes de outros sete Estados visitaram na manhã desta terça-feira (2) a fábrica da União Química, em Brasília. O laboratório é responsável pela produção da vacina russa Sputnik V no Brasil.
O imunizante era um dos que estavam na mira dos governadores que querem comprar em conjunto mais doses para fazer avançar o cronograma de vacinação, que anda a passos lentos.
Governo federal se comprometeu a comprar vacina russa, diz Casagrande
Durante a visita, Casagrande reiterou que os governadores estão dispostos a adquirir vacinas para acelerar o Plano Nacional de Imunização (PNI), porém ressaltou que o Ministério da Saúde irá comprar e disponibilizar também a Sputnik.
“A prioridade é do governo federal, e o ministério (da Saúde) está dizendo que vai comprar a produção da União Química. Se for preciso, nós compraremos. Mas o ministério está dizendo que não será preciso, que comprarão todas as vacinas”, afirmou.
O governador apontou que a União Química tem capacidade de ofertar 10 milhões de doses da Sputnik V nos meses de março e abril. Em seguida, a expectativa é de que o laboratório consiga manter uma produção de 8 milhões de doses por mês.
“Importante destacar que o Ministério da Saúde disse que poderá ampliar a entrega e comprar 38 milhões de doses nos próximos três meses com a Sputnik, Covax e Biontec (somadas)", ressaltou.
Além de Casagrande, a visita teve a presença dos governadores de Minas Gerais, Romeu Zema; Alagoas, Renan Filho; Tocantins, Mauro Carlesse; Ceará, Camilo Santana; Pernambuco, Paulo Câmara; Piauí, Wellington Dias; e Mato Grosso, Mauro Mendes, e também de representantes do Ministério da Saúde e da embaixada russa.
Após a visita à fábrica da União Química, os governadores seguiram para a residência oficial do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, onde haverá uma reunião sobre a aquisição das vacinas.
“Estamos em uma articulação, em uma pressão para que o governo federal tenha outros fornecedores. Estamos perdendo mais de 1,2 mil pessoas por dia. É fundamental que todos nós façamos um esforço para adiantar a vacinação e salvar vidas”, ressaltou Casagrande.

Este vídeo pode te interessar

Viu algum erro?
Fale com a redação
Informar erro!

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Fale com a gente

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

Saiba mais

Recomendado para você

Imagem BBC Brasil
O que explica derrota histórica de Lula no Senado (e qual recado envia ao STF)
Prosperidade vence Brasil de Farroupilha na Copa do Brasil Feminina 2026
Prosperidade elimina Brasil de Farroupilha nos pênaltis e avança na Copa do Brasil Feminina
Primavera-MT x Rio Branco, pela Copa Verde
Rio Branco empata, conta com combinação de resultado e avança na Copa Verde

© 1996 - 2024 A Gazeta. Todos os direitos reservados