Sair
Assine
Entrar

Entre para receber conteúdo exclusivo.
ou
Crie sua conta A Gazeta
Recuperar senha

Preencha o campo abaixo com seu email.

Em Vitória

Família de policial com Covid-19 denuncia falta de profissionais no HPM

Os familiares do sargento aposentado Antônio Maria Matias, de 50 anos, denunciam que o hospital não tem profissionais para operar os respiradores

Publicado em 06 de Julho de 2020 às 10:13

Redação de A Gazeta

Publicado em 

06 jul 2020 às 10:13
o sargento aposentado Antônio Maria Matias está internado no HPM, em Vitória
O sargento aposentado Antônio Maria Matias está internado no HPM, em Vitória Crédito: Reprodução/TV Gazeta
Internado há uma semana no Hospital da Polícia Militar (HPM), em Vitória, após ter sido diagnosticado com a Covid-19, o sargento aposentado Antônio Maria Matias, de 50 anos, corre o risco de precisar ser transferido a qualquer momento caso seu quadro de saúde piore. A unidade informou que está acompanhando o caso.
Antônio começou a sentir os primeiros sintomas da Covid-19 no final de junho. Ele foi internado no HPM na última segunda-feira (29), quando exames confirmaram a doença. No entanto, desde então, a família diz que sua situação vem se agravando.
Segundo a família do policial, a transferência será necessária já que o HPM não possui profissionais capacitados para operar respiradores, equipamentos essenciais para os pacientes graves da doença.
De acordo com a esposa do policial, Ana Cristina, a luta, agora, é para garantir uma vaga em um leito de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em outro local a tempo.
"Agora estamos correndo contra o tempo. Se ele precisar ser intubado, os médicos informaram que aqui não tem estrutura e temos que correr. Mas para onde, se não há uma vaga? Estamos totalmente perdidos", lamenta.
"Ele sentiu uma falta de ar e veio ao HPM fazer uma tomografia de tórax. Nessa tomografia, foi detectado que o pulmão dele estava tomado e que ele teria que ser internado. Ele foi internado à tarde e à noite teve uma piora e foi levado para sala vermelha", conta Ana Cristina.
Segundo a família de Antônio, o HPM possui três aparelhos respiradores, que se encontram no mesmo local em que o policial está internado. No entanto, fotos tiradas pelos familiares mostram os equipamentos sem utilização e leitos de UTI desocupados.
"O equipamento tem. Na sala vermelha tem três respiradores, mas eles já informaram, toda a equipe já falou que não tem profissionais que saibam manusear o equipamento. Se ele precisar ser intubado, tem que transferir urgente", diz a esposa.
Os familiares do sargento aposentado estão tentando conseguir um laudo informando a situação da saúde dele para acionar a Justiça e o Ministério Público, a fim que garantir um leito de UTI para uma eventual necessidade. No entanto, o documento ainda não foi obtido.
A situação, para eles, é classificada como revoltante. "Ele a esposa não têm plano de saúde porque o HPM dá todo o suporte para eles. E aí quando chega uma situação gravíssima o hospital não tem estrutura. Tem que ir para outro hospital, arriscar dar de cara com rivais, porque a polícia corre atrás de bandidos mesmo. É um absurdo", lamenta a sobrinha de Antônio, Bruna de Avellar Moraes.
"Precisamos de uma vaga, de uma UTI. Não estamos escolhendo hospital. Onde sair a vaga, que ele seja bem assistido. É uma vida. Sei que para muita gente não importa, mas, para mim, importa. E é isso que precisamos", pede a esposa.

HOSPITAL DA POLÍCIA MILITAR

Em nota, a Polícia Militar informou que todas as medidas cabíveis quanto ao caso estão sendo adotadas e que o paciente não foi intubado, até o momento, já que o procedimento não foi considerado necessário pela equipe médica responsável.
A direção do HPM ressaltou que está sempre a disposição da família para tirar qualquer dúvida que haja sobre a internação do paciente.
* Com informações do G1 ES

Este vídeo pode te interessar

Viu algum erro?
Fale com a redação
Informar erro!

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Fale com a gente

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

Saiba mais

Recomendado para você

Imagem de destaque
Homem é assassinado na rua após sair de festa em Vila Velha
Nazareth fará show gratuito em Vitória no Dia Mundial do Rock
Show gratuito da banda Nazareth em Vitória já tem data e local confirmados; veja
Yuri dos Passos Zani, de 12 anos, foi morto a tiros dentro de casa em Linhares
Adolescente de 12 anos é morto a tiros dentro de casa em Linhares

© 1996 - 2024 A Gazeta. Todos os direitos reservados