> >
Facebook terá que indenizar usuário de Aracruz por invasão no Instagram

Facebook terá que indenizar usuário de Aracruz por invasão no Instagram

Conta do usuário foi invadida em maio de 2022 por pessoas que passaram a utilizar o seu perfil para aplicar golpes na internet

Publicado em 2 de agosto de 2023 às 17:51

Ícone - Tempo de Leitura 2min de leitura
Acesso ao  Instagram dos candidatos aumentou na reta final da eleição
Morador de Aracruz será indenizado pelo Facebook após ter conta do Instagram invadida por terceiros. (Divulgação)
Mariana Lopes
Repórter / [email protected]

Um usuário, morador de Aracruz, no Norte do Estado, que teve a conta do Instagram hackeada e invadida em maio de 2022, receberá uma indenização de R$ 5 mil por danos morais. A decisão foi tomada na última quinta-feira (27) pelo 2º Juizado Especial Cível, Criminal e da Fazenda Pública do município. 

Segundo o usuário, a conta foi hackeada e invadida por pessoas que passaram a utilizar o seu perfil para aplicar golpes na internet. O golpe consistia em oferecer aos seguidores um suposto investimento via PIX, em troca de retornos financeiros. Alguns dos amigos do usuário chegaram, inclusive, a realizar a transferência de valores, o que teria causado transtornos na vida do cidadão. 

Dessa forma, alegando que o usuário teve que recorrer à Justiça para ter acesso novamente ao seu perfil, além dos abalos experimentados diante da falha de segurança da rede social, o juiz estabeleceu a indenização de R$ 5 mil por danos morais e determinou que o Facebook, proprietário do Instagram, reestabeleça a conta do usuário. 

O que disse o Facebook

Em sua defesa, o Facebook argumentou que é de responsabilidade do usuário zelar pela segurança da própria conta. Ao analisar a justificativa, o juiz entendeu que algumas questões de segurança, como a utilização de e-mail seguro, a não divulgação de senha de acesso e o não compartilhamento de qualquer dado que possa comprometer o acesso ao perfil pessoal, é um cuidado que deve ser tomado pelo usuário. 

No entanto, o Facebook não comprovou o motivo da invasão dos hackers à conta do usuário. Além disso, segundo consta no processo, a empresa não facilitou a recuperação da rede social do usuário, o que fez com que ele precisasse recorrer ao Poder Judiciário para ter, novamente, acesso ao seu perfil. 

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais