> >
ES vai receber 59.300 doses da Janssen e distribuí-las na Grande Vitória

ES vai receber 59.300 doses da Janssen e distribuí-las na Grande Vitória

Remessa com os imunizantes está prevista para chegar na próxima semana; distribuição se concentrará em Vitória, Vila Velha, Serra e Cariacica devido ao prazo de validade

Publicado em 11 de junho de 2021 às 19:39

Ícone - Tempo de Leitura min de leitura
Vacina da Janssen necessita de apenas uma dose
O imunizante da Janssen é de dose única e facilita a adesão ao esquema vacinal. (Stanislav Sukhin/ Shutterstock)
Aline Nunes
Repórter de Cotidiano / [email protected]

Espírito Santo espera receber 59.300 mil doses da vacina da Janssen, farmacêutica da Johnson & Johnson, na próxima semana e  vai distribuí-las na Grande Vitória. O atendimento se concentrará nos municípios de VitóriaVila Velha, Serra e Cariacica devido ao prazo de validade que expira no dia 27 de junho, mas ainda não foi definida a data de entrega do produto à Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). Esta será a quarta vacina incorporada ao Plano Nacional de Imunização contra a Covid-19

ES vai receber 59.300 doses da Janssen e distribuí-las na Grande Vitória

A Sesa aponta que, com a expectativa de receber a remessa do novo imunizante, profissionais do órgão participaram de uma capacitação junto ao Ministério da Saúde nesta sexta-feira (11) para orientações sobre a aplicação, o armazenamento e demais especificidades da vacina.

“É uma vacina de dose única e que traz maior facilidade à campanha do ponto de vista operacional, uma vez que facilita a adesão da população ao esquema de vacinação. Para a estratégia de vacinação em massa, ter o imunizante de dose única é muito bom, pois reduz a taxa de abandono do esquema vacinal”, ressaltou, segundo a assessoria da Sesa, a coordenadora do Programa Estadual de Imunizações e Vigilância das Doenças Imunopreveníveis, Danielle Grillo.

Ainda de acordo com a assessoria sobre os pontos abordados durante a reunião,  foram listadas as questões da concentração da utilização da vacina nos municípios da região metropolitana, bem como o monitoramento e  controle da temperatura,  as estratégias para a vacinação e o treinamento de qualidade e requisitos relacionados à vacinação.

“Pelo caráter especial da vinda dessas doses, como já foi mencionado anteriormente pelo Ministério da Saúde, as doses previstas para chegar ao país possuem validade para o final deste mês. Assim, temos estruturadas estratégias estaduais para atender de forma mais célere a utilização assim que chegar ao Estado”, acrescentou Danielle Grillo.

A coordenadora informou também que o Estado está pactuando as ações com os municípios, por meio da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), que serão divulgadas neste final de semana.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

Tags:

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais