> >
ES proíbe venda de bebida alcoólica em distribuidoras nos finais de semana

ES proíbe venda de bebida alcoólica em distribuidoras nos finais de semana

Medida afeta também as lojas de conveniência e valerá ainda nos feriados. Comercialização será limitada aos dias úteis, do meio-dia às 16 horas

Publicado em 21 de junho de 2020 às 12:14

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Uso abusivo de bebidas alcoólicas: mortes no Espírito Santo estão acima da média nacional
Uso de bebidas alcoólicas: ES decide restringir venda para evitar pontos de aglomeração. (Marcelo Camargo/Agência Brasil)
ES proíbe venda de bebida alcoólica em distribuidoras nos finais de semana

Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) decidiu restringir a venda de bebidas alcoólicas nos finais de semana e feriados no Espírito Santo, em mais uma tentativa de reduzir aglomerações, como é recomendado no combate ao coronavírus.

Através de uma portaria, assinada pelo secretário Nésio Fernandes e publicada em edição extra do Diário Oficial do Estado, a pasta proibiu a comercialização de bebidas nesses dias em lojas de conveniência e em distribuidoras. 

Durante a semana, nos dias úteis, a venda só sera permitida do meio-dia às 16 horas. Até então, só estava vedado o consumo presencial nesses pontos, norma que continua valendo. As novas regras, de acordo com a portaria, começam a vigorar a partir desta segunda-feira (22).  Procurada pela reportagem de A Gazeta, a assessoria da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) informou que a medida não incluiu a venda por delivery, que segue valendo.

BARES SEM FUNCIONAR

Também continua proibido o funcionamento presencial dos bares, que não podem abrir as portas há três meses, embora seja flagrante o desrespeito ainda em muitos locais. O Sindicato dos Restaurantes, Bares e Similares do Espírito Santo (Sindbares) estima que a crise pode levar 4 mil estabelecimentos do setor a fechar suas portas e calcula que já houve 25 mil demissões.

Além desses pontos, continua vedada a abertura de cinemas, teatros, museus, boates, casas de shows, espaços culturais e afins até pelo menos o dia 30 de junho de 2020.

De acordo com levantamento desenvolvido pela Inloco, empresa de tecnologia que usa dados enviados por aplicativos para acompanhar o deslocamento dos usuários, apenas 35,3% dos capixabas respeitaram as regras de isolamento social.

O QUE DIZ O DECRETO SOBRE LOJAS DE CONVENIÊNCIA E DISTRIBUIDORAS

"Fica vedado em lojas de conveniência e em distribuidoras de bebida:

  • I- o consumo presencial;
  • II - a venda de bebida alcoólica, durante a semana, fora do horário das 12:00 às 16:00;
  • III - a venda de bebida alcóolica nos finais de semana e nos feriados"

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais