> >
ES deve atingir a imunidade coletiva no segundo semestre, diz secretário

ES deve atingir a imunidade coletiva no segundo semestre, diz secretário

"Nós devemos, sim, alcançar a imunidade segura por vacinas a toda a população adulta do nosso país",  disse Nésio Fernandes em coletiva nesta segunda-feira (28)

Glacieri Carraretto

Repórter de Cotidiano / [email protected]

Publicado em 28 de junho de 2021 às 16:59

Vacina Covid-19
Vacinação e frasco de vacina contra a Covid-19. Crédito: Carlos Alberto Silva

Com o ritmo atual da vacinação no Espírito Santo,  o secretário Estadual de Saúde, Nésio Fernandes, acredita que a imunidade coletiva será alcançada no segundo semestre deste ano. A declaração foi feita durante pronunciamento on-line na tarde desta segunda-feira (28). 

00:00 / 01:51
ES deve atingir a imunidade coletiva no segundo semestre, diz secretário

Para o secretário,  a vigilância de novas cepas e a maior testagem vai colaborar para que esse patamar do controle da pandemia chegue mais rápido ao Estado. 

"Com medidas e a vigilância ativa e genômica, o Estado poderá detectar a transmissão de novas variantes e romper a cadeia de transmissão do coronavírus. Acreditamos que o segundo semestre possa ser de grande êxito para o controle da pandemia em território brasileiro. Nós devemos, sim, alcançar a imunidade segura por vacinas a toda a população adulta do nosso país", observou Nésio. 

Assim, a ampliação do acesso à vacinação, associada à queda da curva de contágio, pode colaborar para que a imunidade coletiva seja atingida o mais rápido possível. "O Espírito Santo já chegou ao grupo de vacinação com mais de 40 anos, sendo que, deste grupo até 60 anos, é a faixa etária com maior número de mortos. A principal arma de efetividade contra a pandemia é a vacina", pontuou.

Até setembro deste ano, ele reforçou que a expectativa é de que toda a população capixaba com mais de 18 anos deve ter recebido pelo menos a primeira dose de vacina ou uma dose da Janssen, de aplicação única.  

  • Viu algum erro?
  • Fale com a redação

Tópicos Relacionados

Pandemia Vacinas contra a Covid-19

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais