ASSINE

ES deve atingir a imunidade coletiva no segundo semestre, diz secretário

"Nós devemos, sim, alcançar a imunidade segura por vacinas a toda a população adulta do nosso país",  disse Nésio Fernandes em coletiva nesta segunda-feira (28)

Vacina Covid-19
Vacinação e frasco de vacina contra a Covid-19. . Crédito: Carlos Alberto Silva

Com o ritmo atual da vacinação no Espírito Santo,  o secretário Estadual de Saúde, Nésio Fernandes, acredita que a imunidade coletiva será alcançada no segundo semestre deste ano. A declaração foi feita durante pronunciamento on-line na tarde desta segunda-feira (28). 

Para o secretário,  a vigilância de novas cepas e a maior testagem vai colaborar para que esse patamar do controle da pandemia chegue mais rápido ao Estado. 

"Com medidas e a vigilância ativa e genômica, o Estado poderá detectar a transmissão de novas variantes e romper a cadeia de transmissão do coronavírus. Acreditamos que o segundo semestre possa ser de grande êxito para o controle da pandemia em território brasileiro. Nós devemos, sim, alcançar a imunidade segura por vacinas a toda a população adulta do nosso país", observou Nésio. 

Assim, a ampliação do acesso à vacinação, associada à queda da curva de contágio, pode colaborar para que a imunidade coletiva seja atingida o mais rápido possível. "O Espírito Santo já chegou ao grupo de vacinação com mais de 40 anos, sendo que, deste grupo até 60 anos, é a faixa etária com maior número de mortos. A principal arma de efetividade contra a pandemia é a vacina", pontuou.

Até setembro deste ano, ele reforçou que a expectativa é de que toda a população capixaba com mais de 18 anos deve ter recebido pelo menos a primeira dose de vacina ou uma dose da Janssen, de aplicação única.  

A Gazeta integra o

Saiba mais
Governo do ES SESA Covid-19 Pandemia Vacinas contra a Covid-19

Se você notou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, clique no botão e nos avise, para que possamos corrigi-la o mais rápido possível

Para melhorar a sua navegação, A Gazeta utiliza cookies e tecnologias semelhantes como explicado em nossa Politica de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com tais condições.

Bem-vindo

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espírito Santo.