> >
Enem: confira alguns filmes que podem ajudar a tirar boa nota na redação

Enem: confira alguns filmes que podem ajudar a tirar boa nota na redação

Primeiro dia de prova é neste domingo (21). Professor de redação dá dicas de filmes que ajudam a estudar e relaxar nas horas finais para o exame

Publicado em 19 de novembro de 2021 às 16:55

Ícone - Tempo de Leitura min de leitura
Autor - Saulo Aurélio Ribeiro Miranda
Saulo Aurélio Ribeiro Miranda
Aluno do 24º Curso de Residência em Jornalismo / [email protected]

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) já está na porta e, nessa reta final, os alunos dobram a dedicação para ter um bom desempenho na prova. Nesta primeira etapa, acontece a prova de redação, que vale 1.000 pontos e é um dos principais pontos do exame. E para auxiliar os alunos, assistir a um filme pode ser uma solução para quem quer estudar e relaxar um pouco.

O professor de redação Renan Andrade explica que os filmes são importantes para os alunos na hora da redação. “A competência 2 exige do aluno o uso de repertório sociocultural, ou seja, áreas do conhecimento afins com o tema” disse o professor. Renan conta ainda que os filmes podem ser usados para incrementar o texto do aluno.

Filmes que podem ajudar os candidatos do Enem na prova de redação
Filmes que podem ajudar os candidatos do Enem na prova de redação. (Divulgação)

Ele recomenda filmes que podem auxiliar os alunos na construção dos textos. Dentre eles está a Sociedade Dos Poetas Mortos, filme que se passa em 1959 na Welton Academy, uma tradicional escola preparatória. Em determinado momento, um ex-aluno (Robin Williams) se torna o novo professor de literatura, mas logo seus métodos de incentivar os alunos a pensarem por si mesmos cria um choque com direção do colégio mais tradicional.

O professor Renan também indica os filme Tropa de Elite I e II. A trama se passa no Rio de Janeiro e conta um pouco sobre a história da cidade, do policiamento local e do intenso tráfico de drogas, realidade presente em todo território nacional.

Outra recomendação é o filme “O Extraordinário”. Na trama, o jovem Auggie Pullman (Jacob Tremblay) é um garoto que nasceu com uma deformação no rosto, o que fez com que passasse por 27 cirurgias plásticas. Aos 10 anos, ele pela primeira vez vai frequentar uma escola regular, como qualquer outra criança. Lá, precisa lidar com a sensação constante de ser sempre observado e avaliado por todos à sua volta.

Um filme que também é indicado pelo professor é “12 Anos de Escravidão”. A história se passa em 1841, e conta a história de Solomon Northup (Chiwetel Ejiofor). O protagonista é um escravo liberto, que vive em paz ao lado da esposa e filhos. Porém, após aceitar um trabalho que o leva a outra cidade, ele é sequestrado e acorrentado. Vendido como se fosse um escravo, Solomon precisa superar humilhações físicas e emocionais para sobreviver.

Outra produção cinematográfica que pode ajudar no desenvolvimento dos textos, de acordo com o professor, é “Central do Brasil”. Dora (Fernanda Montenegro) trabalha escrevendo cartas para analfabetos na estação Central do Brasil, no centro da cidade do Rio de Janeiro. Ainda que a escrivã não envie todas as cartas que escreve - as cartas que considera inúteis ou fantasiosas demais -, ela decide ajudar um menino (Vinícius de Oliveira), após sua mãe ser atropelada, a tentar encontrar o pai que nunca conheceu, no interior do Nordeste.

Por fim, o professor Renan Andrade recomenda “Cidade de Deus”, clássico brasileiro que também é uma boa opção para se entreter e estudar. Na história, o jovem Buscapé (Alexandre Rodrigues) cresce em um universo de muita violência. Buscapé vive na Cidade de Deus, favela carioca conhecida por ser um dos locais mais violentos da cidade.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais