Sair
Assine
Entrar

Acesso ao ensino superior

Enem 2023: mais de 70 mil encaram 2° dia de provas neste domingo (12) no ES

Mesmo quem faltou ao primeiro dia pode comparecer ao exame, mas, nesse caso, a participação servirá apenas para autoavaliação

Publicado em 12 de Novembro de 2023 às 08:00

Caroline Freitas

Publicado em 

12 nov 2023 às 08:00
Milhares de estudantes voltam às salas de aula no Espírito Santo, neste domingo (12), para realizar o segundo dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023, avaliação que dá acesso a universidades públicas e facilita o ingresso em instituições privadas de ensino.
Segundo dados preliminares divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), 73.739 pessoas se inscreveram no Estado, somando os participantes das versões impressa e digital. Desse total, mais de 21 mil faltaram à primeira etapa do exame, realizada no último dia 5.
Portões abertos para Enem 2023
Portões abertos para Enem 2023 Crédito: Ricardo Medeiros
Neste domingo (12), os inscritos farão as provas de Ciências da Natureza e Suas Tecnologias (química, física e biologia) e questões de Matemática e Suas Tecnologias. O exame é aplicado em 165 locais, distribuídos em 38 cidades capixabas.
Os candidatos que não compareceram à primeira etapa do exame ainda podem fazer a prova neste segundo dia, mas a participação servirá apenas para autoavaliação.
Isto é, as notas do segundo dia, sozinhas, não ajudarão o candidato a entrar em uma universidade, tendo em vista que não terá qualquer pontuação referente ao primeiro dia de prova. Para se ter uma ideia, os alunos que não pontuam a redação, por exemplo, já são considerados desclassificados.
2º domingo de Enem
  • Abertura dos portões: 12h
  • Fechamento dos portões: 13h
  • Início das provas: 13h30
  • Término das provas: 18h30
  • O candidato só poderá sair com o Caderno de Questões nos últimos 30 minutos

Como saber meu local de prova do Enem?

O inscrito deve acessar a Página do Participante e selecionar o botão “Página do Participante – Entrar com gov.br”.
Crédito:
Em seguida, utilizar seu login único do gov.br e clicar em “Continuar”.
Crédito:
Já na Página do Participante, à esquerda da tela, clicar em “Local de Prova”.
Crédito:
Após o passo a passo, o candidato deve clicar no ícone em azul, apresentado pelo assistente virtual (Local de Prova).
Crédito:
Pronto! O sistema abrirá o cartão de confirmação de inscrição. Para ter uma cópia impressa, basta descer a tela até o final da página e clicar no botão “Imprimir”.
Crédito:

Dicas para driblar a ansiedade

Caso o estudante perceba que o nervosismo está atrapalhando, é indicado beber água e dar uma pausa para respirar.
Antes da prova:  
  • Manter alimentação leve, evitando comidas diferentes do habitual; 
  • Fazer atividades físicas leves; 
  • Assistir a um filme, ler um livro, fazer uma caminhada; 
  • Conversar com a família e amigos; 
  • Não fazer estudos intensos; 
  • Se sentir necessidade, revisar anotações e mapas mentais 
Na hora da prova: 
  • Beber água; 
  • Levar um lanche leve e saboroso; 
  • Se ficar nervoso ou ansioso, fazer uma pausa para ir ao banheiro; 
  • Fazer respiração consciente
Abaixo, você confere mais dicas para não ser eliminado no dia da prova. 

Este vídeo pode te interessar

Viu algum erro?
Fale com a redação
Informar erro!

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Fale com a gente

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

Saiba mais

Recomendado para você

Imagem de destaque
Preços dos ingressos da Copa estão em queda — a Fifa está tentando se livrar deles para evitar fiasco?
Imagem de destaque
Nova construtora anuncia três empreendimentos imobiliários na Grande Vitória
Cadela da PM Sindy após resultado de outra operação policial
Cadela da PM é atropelada por dupla em moto furtada em Vila Velha

© 1996 - 2024 A Gazeta. Todos os direitos reservados