> >
Em três dias, ES tem mais curados da Covid-19 do que novos casos

Em três dias, ES tem mais curados da Covid-19 do que novos casos

De acordo com dados do Painel Covid-19, o Espírito Santo teve 5.810 curados nos últimos três dias, enquanto número de novos casos foi de 3.956 no mesmo período

Publicado em 23 de julho de 2020 às 19:32

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Pessoas praticam atividades físicas na Praia da Costa durante a pandemia do novo coronavírus
Estado teve 5.810 pessoas livres do coronavírus nesta semana. (Fernando Madeira)

Nos últimos três dias, o Espírito Santo registrou mais curados do coronavírus do que novos infectados. De acordo com dados do Painel Covid-19, ferramenta da Secretaria do Estado de Saúde (Sesa), desde o dia 20 deste mês, 5.810 pacientes foram considerados livres da doença, enquanto o número de novos casos é de 3.956.

Isso significa que, no dia 20, quando o Espírito Santo acabara de ultrapassar a marca de 50 mil curados, o percentual de pessoas livres da Covid-19 era de 69,87%. Nos últimos dias, com o aumento do número de pacientes curados, o percentual saltou para 73,51%.

A pesquisadora da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e epidemologista Ethel Maciel disse que a diminuição da taxa de reprodução do vírus pode indicar os motivos pelos quais o número de curados aumentou e o de novos infectados caiu. Isso, porém, será garantido apenas após a próxima etapa do Inquérito Sorológico no Estado.

"Com exceção daqueles que receberam alta hospitalar, consideramos curados aqueles que ficaram em isolamento por 14 dias depois dos primeiros sintomas. Como a curva de infectados está em desaceleração, temos observado uma diminuição de contaminação, ou da taxa de reprodução (Rt), isso pode se relacionar com esse efeito na curva onde temos mais curados que novos infectados."

Aspas de citação

Não sabemos bem explicar por que está acontecendo nesse momento, porque, teoricamente, ainda temos um número grande de pessoas suscetíveis, ou seja, que poderiam ser infectadas, segundo o último Inquérito Sorológico. O próximo inquérito vai ajudar a responder melhor, pois saberemos qual a prevalência da doença nesse momento e quantos são os que ainda estariam suscetíveis à contaminação

Ethel Maciel
Epidemologista e pesquisadora da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes)
Aspas de citação

Ethel Maciel ainda afirmou que, apesar da diminuição desse número de infectados por dia, ainda deve-se manter todas as medidas de prevenção e citou um artigo da Universidade de Oxford que indica que o distanciamento social é eficaz também para evitar um contágio maior da doença no organismo.

"Tem um estudo relativamente recente que diz que o distanciamento social é importante não só para prevenção da infecção, mas uma vez que você é infectado, o distanciamento pode permitir uma quantidade menor do vírus no organismo e isso inclusive tem impacto na gravidade da doença", completou.

O QUE DIZ A SESA

Este vídeo pode te interessar

A Secretaria do Estado de Saúde (Sesa) alegou que é perceptível uma tendência de estabilização e início de queda do comportamento da curva de casos novos. Porém, a pasta reiterou que é necessário aguardar a queda sustentada de três semanas para que haja uma avaliação melhos dos dados.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais