> >
Em meio à pandemia, “tapetes caseiros” marcam Corpus Christi no ES

Em meio à pandemia, “tapetes caseiros” marcam Corpus Christi no ES

Com a pandemia de Covid-19 e as medidas de distanciamento social para evitar a expansão da doença, os tradicionais tapetes de Corpus Christi deixaram de ocupar as ruas de Norte a Sul do Espírito Santo pelo segundo ano consecutivo

Publicado em 3 de junho de 2021 às 14:06

Ícone - Tempo de Leitura min de leitura
Corpus Christi 2021. (Telespectador TV Gazeta / Montagem)
Vinicius Zagoto
[email protected]

Com a pandemia de Covid-19 e as medidas de distanciamento social para evitar a expansão da doença, os tradicionais tapetes de Corpus Christi não ocuparam as ruas de Norte a Sul do Espírito Santo pelo segundo ano consecutivo. Os fiéis, no entanto, não deixaram de expressar a fé e fizeram “tapetes caseiros” nas portas de casas, igrejas e praças.

Castelo, no Sul do Estado, que costuma receber cerca de 80 mil turistas durante o feriado de Corpus Christi, amanheceu muito mais tranquila nesta quinta-feira (3) que em anos anteriores antes da pandemia.

A organização da festa decidiu não fazer os tapetes na rua, e a Paróquia de Nossa Senhora da Penha fez uma programação com 15 missas, em horários e locais diferentes, tudo para evitar aglomerações.

Os moradores de Castelo, não deixaram a tradição de quase 60 anos passar e fizeram tapetes simbólicos na frente de casas, igrejas e em praças. Confira as imagens na galeria abaixo:

Tapetes de Corpus Christi em Castelo(Telespectador | TV Gazeta Sul)

Em Aracruz, no Norte do Estado, jovens e adolescentes confeccionaram um tapete durante a noite, em frente à Matriz São João Batista. De acordo com um membro do grupo, Paulo Bottoni, as peças foram “confeccionados por poucas pessoas, obedecendo todos os protocolos de saúde.”

Tapetes Corpus Christi Aracruz(Telespectador | TV Gazeta Norte)

No Noroeste, em Colatina, as internas do Centro Prisional Feminino de Colatina também expressaram a fé em um tapete criado em um dos corredores da unidade.

Tapetes de Corpus Christi em Colatina(Telespectador | TV Gazeta Noroeste)

No mesmo município, os moradores de São José Operário levaram tapetes das próprias casas e montaram um “tapete de tapetes” dentro da igreja da comunidade.

Tapetes de Corpus Christi em Colatina
Tapetes de Corpus Christi em Colatina. (Telespectador | TV Gazeta Noroeste)

Uma moradora da comunidade disse que a ideia partiu da equipe de liturgia e que foi pensada para não deixar a celebração passar em branco: "Ano passado foi tão triste, neste ano fizemos o tapete com os tapetes dos moradores. O padre e os ministros da eucaristia passaram por cima e fizemos a nossa celebração, com todo mundo distanciado e sentado nos bancos", contou. Ela pediu para não ser identificada

O que significa Corpus Christi?

Corpus Christi é uma expressão originária do latim e, em tradução para o português, significa “Corpo de Cristo”. A celebração de comemoração ao Santíssimo Sacramento da Eucaristia como fonte e centro da vida de toda a comunidade cristã. Nesse dia o Corpo de Cristo se transforma em remédio e alimento para os sentidos dos homens.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

Tags:

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais