> >
Diarreia e vômito: casos de virose quase triplicam em Guarapari

Diarreia e vômito: casos de virose quase triplicam em Guarapari

Em dezembro de 2023 houve 126 registros, mais que o dobro que no mesmo período de 2022, quando 46 casos foram identificados; veja como se prevenir

Publicado em 8 de janeiro de 2024 às 13:53

Ícone - Tempo de Leitura 3min de leitura
Dor de barriga
A virose se manifesta principalmente em forma de dores abdominais, diarreias, náuseas e vômitos. (Divulgação)
Mikaella Mozer
Repórter / [email protected]

Os moradores do município de Guarapari, na região da Grande Vitória, e turistas que frequentam a cidade precisam ficar atentos aos cuidados com a saúde. Isso porque os casos de viroses, envolvendo sintomas de vômitos e diarreias, quase triplicaram no mês de dezembro ao comparar 2022 com 2023. Ao todo, foram 126 casos no último mês do ano passado, cerca de 2,7 vezes mais que o mesmo período de 2022, quando ocorreram 46 registros, segundo a administração central da região.

Só na primeira semana aconteceram a maior quantidade de pessoas doentes, com 50 registros. No ano retrassado foram 4, sendo então 12 vezes mais de adoecidos no local ao comparar os dois períodos. Nas três semanas seguintes, a cidade continuou a apresentar alta dos casos com, respectivamente, 34 casos, 24 casos e 18 casos, em contrapartida de 4,8 e 16 de 2022.

Segundo a infectologista Rubia Miossi os casos podem ter ligação com a aglomeração de pessoas e alimentos contaminados. 

“Geralmente essas viroses gastrointestinais podem estar ligadas a alimentos ou água contaminados que várias pessoas consomem ao mesmo tempo, e, em caso de verão, as pessoas costumam juntar amigos e família para viajar juntos para praia, por isso acabam sendo mais comuns”, explicou a médica.

Diarreia e vômito: casos de virose quase triplicam em Guarapari

A médica confirmou ainda que pelas altas temperaturas, os alimentos podem estragar mais rápido, o que contribui para a disseminação das viroses. Durante o mês de dezembro de 2023, o Espírito Santo marcou altas temperaturas, batendo sensação térmica de 45 °C na Grande Vitória.

Apesar do aumento de registros, não se pode definir como um surto, mas o infectologista Lorenzo Gavazza alertou para a necessidade de acompanhamento. "Pelos dados comparativos apresentados, houve grande aumento na incidência de casos no período. Se definida uma localidade específica, podemos identificar um provável surto, e se acontecer é indicado acompanhamento e intervenção com medidas preventivas e os cuidados gerais", afirmou. 

Outros sintomas e cuidados

Apesar de diarreia e vômitos serem os principais sintomas relatados por quem teve a doença, há outros sinais a se atentar, como febre e mal-estar. Assim que identificados, eles devem ser tratados para uma boa recuperação.

“A primeira coisa a fazer é hidratação. Beber muito líquido, de preferência o soro oral, aquele de pacotinho comprado na farmácia ou distribuído pelo posto de saúde, pode ser também o já comprado pronto. Em caso de febre, a gente recomenda os antitérmicos mais comuns mesmo”, indicou a infectologista.

Outras indicações são: evitar refrigerantes, café ou bebidas alcoólicas, alimentos gordurosos e de difícil digestão. Além disso, consumir alimentos leves é importante. De acordo com a médica da família Renata Calazans, quando os sintomas pioram e a pessoa com o vírus passa a vomitar demais ou o número de idas ao banheiro ultrapassa o habitual, é necessário ir ao hospital.

Para evitar passar por esse problemas são indicados algumas precauções, como:

  • Evite comer alimentos na rua ou de origem duvidosa. 
  • Mantenha os alimentos armazenados em lugar fresco (geladeira) e protegido de insetos e roedores
  • Lave as mãos com frequência, especialmente antes das refeições, após ir ao banheiro, antes de cozinhar 
  • Consuma apenas água potável 
  • Lave bem as frutas e vegetais, de preferência deixando-os de molho em solução com hipoclorito de sódio;
  • ⁠Evite compartilhar toalhas, copos e talheres.
  • Redobre os cuidados com a higiene se houver alguém doente em casa;

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

Tags:

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais