ASSINE

Decreto proíbe ônibus na Rota do Lagarto aos finais de semana e feriados

A medida, que passa a funcionar neste sábado (31), foi tomada pela prefeitura em conjunto com a organização Montanhas Capixabas Convention, empresários da região e com a comunidade

Vitória / Rede Gazeta
Publicado em 28/07/2021 às 21h23
Água, plantas e animais: riquezas naturais do Corredor Ecológico entre o Parque de Pedra Azul ao Parque de Forno Grande
Decreto proíbe ônibus na Rota do Lagarto aos finais de semana e feriados . Crédito: Leonardo Merçon

Um decreto do município de Domingos Martins, na região Serrana do Estado, proibiu a circulação de ônibus e micro-ônibus de turismo na Rota do Lagarto, na Pedra Azul, durante sábados, domingos e feriados. A medida, que passa a funcionar neste sábado (31), é definitiva e foi tomada pela prefeitura em conjunto com a organização Montanhas Capixabas Convention, empresários da região e com a comunidade.

De acordo com a prefeitura de Domingos Martins, a principal motivação para a implementação da medida foi a de melhorar a mobilidade de veículos na região. A Rota do Lagarto, zona essencialmente turística, de hotelaria, lazer e restaurantes, é uma via estreita, que não comporta veículos maiores. A proibição se estende às vias de acesso à rota, como a rua Mário Módolo.

Para atender aos ônibus e micro-ônibus de turismo, será criado um estacionamento no Centro de eventos Morangão. No local, serão ofertados serviços de translado, com disponibilidade de táxis ou vans cadastradas de aluguel. Desse modo, a prefeitura afirma que será possível reorganizar de forma mais eficiente o fluxo de veículos em toda a região da Pedra Azul.

De acordo com Lair Cebin, presidente da Associação Festa do Morango (Afemor), quando há passagem de veículos grandes pela Rota do Lagarto, o trânsito fica travado. "Isso acaba causando desconforto ao turista, que vem para relaxar e não consegue. Então decidimos por ceder o espaço da festa para estacionar micro-ônibus e ônibus", disse.

Lair Cebin

Presidente da Afemor

"Neste ano, assim como no ano passado, não temos a tradicional Festa do Morango, então aquele espaço está desocupado. Cedemos o estacionamento por conta da localização, os ônibus poderão ficar lá e já está organizada a logística para levar os turistas por taxis e vans cadastradas"

Segundo informações da associação, a parceria com a prefeitura e com a Montanhas Capixabas Convention pretende melhorar o atendimento ao turista. "Temos três vias de acesso à Rota do Lagarto e o formato delas não comporta este tipo de veículo maior, o que estava ocasionando acidentes e lesões ao meio ambiente local. Além disso, quando um ônibus passava em área estreita ou de curva e não conseguia passar, o fluxo ficava retido", acrescentou.

A Gazeta integra o

Saiba mais

Se você notou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, clique no botão e nos avise, para que possamos corrigi-la o mais rápido possível

Para melhorar a sua navegação, A Gazeta utiliza cookies e tecnologias semelhantes como explicado em nossa Politica de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com tais condições.

Bem-vindo

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espírito Santo.