ASSINE

De novo! Com brilho intenso, meteoro é flagrado cruzando céu do ES

Novo registro aconteceu na madrugada desta sexta-feira (20), em Vila Velha; há dois dias, outra "estrela-cadente" também passou pela região

Vitória
Publicado em 20/05/2022 às 18h10

Desta vez sem a Lua enquadrada, um meteoro — aparentemente ainda mais brilhante que o da quarta-feira (18) — foi o protagonista-solo da madrugada desta sexta-feira (20). Ele atravessou o céu do Espírito Santo por volta das 3h30 e uma câmera instalada na Praia da Costa, em Vila Velha, fez o registro (veja acima).

Devido ao horário em que o fenômeno aconteceu, o vídeo foi recuperado durante a manhã pelo autônomo Danilo Zan, o proprietário do equipamento. "Às vezes eu volto a gravação e assisto buscando por um astro. Por sorte, no horário em que eu coloquei, ele apareceu", comentou.

Danilo Zan

Autônomo

"Ele pareceu mais brilhante que o anterior, talvez porque não tinha a Lua, mas realmente há uns mais brilhantes que outros"

Em entrevista concedida nessa quinta-feira (19), o astrônomo Marcelo de Cicco explicou que o brilho do meteoro vem do atrito do detrito espacial com os gases da atmosfera terrestre. "Devido à alta velocidade (de milhares de km/h), a energia cinética dele é convertida em luz", esclareceu.

Apesar de causar admiração, esses fenômenos são comuns, segundo o especialista. Coordenador-geral do Exoss, que monitora meteoros em colaboração com o Observatório Nacional, Marcelo ainda revelou que eles têm o tamanho aproximado de um feijão, ou seja, são como pedrinhas.

A Gazeta integra o

Saiba mais
Vila Velha Meteoro

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.

Logo AG Modal Cookies

Bem-vindo

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espírito Santo.

Para melhorar a sua navegação, A Gazeta utiliza cookies e tecnologias semelhantes como explicado em nossa Politica de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com tais condições.