> >
Crea-ES solicita reparos e providências no Terminal de Itaparica

Crea-ES solicita reparos e providências no Terminal de Itaparica

O terminal apresentou vazamentos após as chuvas do final de semana; Em nota, o Crea informou que a equipe que fiscalizou a área constatou irregularidades e falhas na execução do projeto, como anomalias e gotejamentos

Publicado em 8 de fevereiro de 2021 às 20:30- Atualizado há 3 anos

Ícone - Tempo de Leitura min de leitura
Terminal de Itaparica com pontos de alagamento após chuva
Terminal de Itaparica com pontos de alagamento após chuva. (Fernando Madeira)

Após vistoria realizada na manhã desta segunda-feira (08) no Terminal de Itaparica, em Vila Velha, por uma equipe do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado do Espírito Santo (CREA-ES), a entidade divulgou uma nota informando que o local precisa de reparos imediatos e que já solicitou providências para a resolução das falhas encontradas na estrutura. O terminal apresentou vazamentos após as chuvas do final de semana.

Na publicação emitida pelo Crea-ES, é dito que a equipe que fiscalizou a área constatou, de forma preliminar, irregularidades e falhas na execução do projeto, como anomalias, gotejamentos e vazamentos diversos nos cones interligados à membrana de cobertura do terminal, ocasionados por deficiências de vedações, ineficiência de soldagens e ausência de impermeabilizações, além de uma drenagem insuficiente que ocasiona alagamentos no piso e o contato da água com pilares, estruturas metálicas e instalações elétricas.

Crea-ES solicita reparos e providências no Terminal de Itaparica

Segundo o Conselho profissional, os fatores associados, além de expor as estruturas físicas à corrosão e à deterioração, também colocam em risco os usuários do Terminal de Itaparica, por estarem sujeitos a escorregões em pisos molhados e choques elétricos. Confira a nota:

"Por entender da necessidade imediata dos reparos para evitar danos maiores à população, o Crea-ES já está requisitando às empresas responsáveis pela elaboração e execução da obra, os projetos com as devidas Anotações de Responsabilidade Técnica (ARTs), os comprovantes de registro e visto no Conselho, além de justificativas relacionadas às falhas encontradas. Também já está em contato com o DER solicitando providências para a resolução do problema.

Terminal de Itaparica com pontos de alagamento após chuva
Poças de água no Terminal de Itaparica após chuva. (Fernando Madeira)

O não atendimento às solicitações do Conselho pode resultar em autuações e até mesmo em infração ao Código de Ética Profissional. O relatório final da vistoria técnica e fiscal realizada hoje (08) no Terminal de Itaparica, em Vila Velha, será concluído na próxima semana".

POÇAS DE ÁGUA

A vistoria realizada pelo Crea-ES nesta segunda-feira (08) aconteceu para verificar problemas após as chuvas deste domingo (7) e encontrou furos na lona que deveria proteger os usuários do terminal da chuva e do sol forte.

Terminal de Itaparica com pontos de alagamento após chuva
Cone que funciona como coletor de água no Terminal de Itaparica, em Vila Velha. (Fernando Madeira)

As poças de água que se formaram no Terminal de Itaparica são resultado de um problema nos coletores de água da chuva. De acordo com o Departamento de Edificações e de Rodovias do Espírito Santo (DER-ES), responsável pela construção do terminal, em cima de cada pilar do local há um cone que funciona como coletor de água. Esses cones não foram vedados corretamente, o que acabou por provocar os vazamentos.

De acordo com o engenheiro civil e gerente do Crea-ES, Giuliano Battisti, além do alagamento no piso e das frestas existentes nos cones que deveriam armazenar a água da chuva, há goteiras na parte central da lona que cobre o terminal.

"O papel da membrana (lona) é ser impermeável para conduzir essa água de chuva, e também proteção ao sol, para os usuários do terminal. Pelo que eu verifiquei no projeto, ela tem que ter proteção ultravioleta para não se desintegrar com o tempo. Previsão de 25 anos de uso. A função dela é captar essa água de chuva e direcionar para esses cones invertidos e depois para o sistema de drenagem municipal. Contudo, ela está com várias frestas, vários espaços, e essa água está gotejando, passando por ali e afetando tanto o piso quanto os pilares", explicou Battisti.

O QUE DIZ O DER-ES

O DER-ES enviou uma nota à TV Gazeta em que informa que não há vazamento na membrana da cobertura do terminal, entretanto, foi constatado um problema na captação da água dos cones que captam a água da chuva, o que causou o vazamento. "O DER informa que já acionou a empresa que realizou a obra para executar os reparos necessários", finaliza a nota.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

Tags:

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais