Covid-19: secretário da Saúde atualiza cenário da pandemia no Espírito Santo

Nésio Fernandes faz coletiva de imprensa nesta terça-feira (7) para trazer novas informações sobre o enfrentamento da pandemia da Covid-19 no Estado

Vitória
Publicado em 07/12/2021 às 10h26

11:05

Fim da coletiva

Nésio e Reblin encerram a coletiva de imprensa.


11:02

Passaporte de vacina

Nésio afirmou que ainda está em fase de homologação a aprovação de uma plataforma para a área de eventos. “Estamos avaliando a ampliação da exigência do passaporte para outras áreas que ainda não são atingidas”, disse.


11:01

ES não reduzirá intervalo para dose de reforço

Nésio: “No momento, nós não iremos adotar a redução da dose de reforço da população adulta para quatro meses. O Estado orienta que os municípios orienta para que os municípios se esforcem para completar o esquema de duas doses na população adulta, alcance os adolescentes e vacine a população idosa com a dose de reforço”.


10:58

Vacinas da Janssen chegarão ao ES

Reblin explicou que o Estado está aguardando a definição da data de envio das doses do imunizante. “Nós estamos aguardando o Ministério da Saúde. Vamos receber um pouco mais de 10 mil doses, não serão todas as vacinas recebidas imediatamente. Estão definindo a data de envio, assim que chegar, nós faremos a distribuição aos municípios”, disse.


10:56

Parceria para desenvolvimento de profissionais da saúde

Nésio afirmou também que o governo do Estado procurou parcerias para qualificação de trabalhadores da saúde em doutorados e outros programas em países como Itália e Portugal. “Nós não iremos nos furtar de toda a oportunidade de garantir aos trabalhadores da saúde possibilidade de desenvolvimento. Na medida em que as parcerias forem se materializando, faremos os anúncios”, disse.


10:53

Parceria para possível produção de vacinas

Nésio explicou que o Incep buscou parcerias internacionais para desenvolvimento em pesquisa e tecnologia desde o início da pandemia. Assim, desenvolveu uma parceira com a empresa italiana Reitera, que poderá produzir vacinas no Espírito Santo. "“Estabelecemos contato com a empresa italiana Reitera que amadureceu na iniciativa concreta de que o Incep se torne um representante desta vacina no Brasil e um parceiro para execução tanto na fase 3 quanto para que o Espírito Santo também adotar medidas no sentido da produção de vacinas”, disse.


10:49

Vacinação contra a gripe Influenza

Reblin destaca que o Espírito Santo possui uma grande disponibilidade de doses de vacinas contra a gripe e pede que a população se vacine contra a Influenza. "Nós aqui do Espírito Santo, nos prevenimos muito em relação a necessidade de vacinar as pessoas. Podemos ajudar o Rio de Janeiro em entrega de vacinas contra a Influenza e temos 600 mil doses em estoque para continuar vacinando a população contra a Influenza. Além da vacina de Covid, também deve-se procurar a vacina contra a gripe", disse.


10:47

ES não tem registros da Ômicron

Reblin: "“O Lacen vem se estruturando de maneira considerável e importante para não apenas confirmar. A gente faz o teste de confirmação e, a seguir, de maneira organizada, a gente seleciona uma parte dessas amostras positivas para verificar qual o vírus está circulando entre nós, o sequenciamento genético. Até esse momento, a gente não tem a confirmação dessa variante circulando no Espírito Santo. Em dezembro, a gente deve fazer o sequenciamento aqui no Estado”.


10:45

Apenas 55 internados por Covid-19 no Jayme Santos Neves

Luiz Carlos Reblin diz que são 55 pessoas atualmente internadas no Hospital Jayme Santos Neves, que é referência do tratamento da Covid-19 no Estado


10:43

Nésio pede que não vacinados se imunizem

Nésio: “Nós não vamos restringir as atividades econômicas por um pequeno percentual de pessoas que decidiram não se vacinar. Por isso, convidamos aqueles que não se vacinaram ainda para que inicie seu esquema vacinal”


10:41

Nésio critica decisão do Ministério da Saúde

Nésio ressaltou a importância da estratégia de testagem em massa adotada pelo Espírito Santo como forma de enfrentamento à pandemia e criticou a decisão do Ministério da Saúde. "O Ministério da Saúde errou, ainda preservando uma orientação obsoleta. Quando o Ministério orienta somente a vigilância de sintomáticos viajantes, está prescindindo investigar a quantidade de pessoas assintomáticas. Por isso, no nosso Estado, recomendamos a testagem de todos os viajantes vindos do exterior. Diante de qualquer sintoma, procure os pontos de testagem. Não subestime qualquer contato ou qualquer sintoma, por mais leve que seja”, afirmou.


10:37

Variante Ômicron: novas medidas restritivas podem ser adotadas

Nésio reforça a efetividade das vacinas disponíveis contra a nova variante do coronavírus, mas observa que ainda será necessário observar o impacto da nova cepa para tomar decisões acerca da necessidade de novas medidas restritivas. “Foi fundamental, importante e acertada a decisão do ministério da saúde de garantir a terceira dose de reforço a toda a população, ainda mais em um contexto que antecede as festas de fim de ano. Precisamos aguardar algumas semanas para saber se serão necessárias outras medidas restritivas a atividades econômicas e comerciais. Outras medidas poderão ser tomadas caso se reconheça o risco da nova variante”, disse.


10:33

Alerta para redução do ritmo de vacinação

Nésio afirma que o ritmo de vacinação no Espírito Santo tem reduzido, principalmente em relação aos últimos meses a respeito da dose de reforço. Ele reforça a importância da necessidade de completar o esquema vacinal, sobretudo mediante as novas variantes que surgem no mundo. "Nós somos um dos Estados que tem o menor atraso na aplicação das doses. No entanto, não consideramos que seja aceitável qualquer atraso em um contexto de novas variantes”, disse.


10:31

"Adolescentes dão exemplo"

Nésio: "Somente 512 adolescentes estão com o esquema atrasado em alguns dias na vacinação. Os adolescentes capixabas têm dado exemplo"


10:31

Queda em mortes e internações

Nésio: "O estado do ES mantém comportamento sustentado da queda das internações e óbitos por Covid-19. Alcançamos o mesmo comportamento de abril do ano passado. Esse resultado, sem dúvida alguma, é resultado do avanço da vacinação. É resultado pela adesão de mais de 95% da população adulta que já recebeu ao menos a 1ª dose da vacina"


10:27

Em instantes

A coletiva de imprensa do secretário da Saúde do Estado Nésio Fernandes e do subsecretário de Vigilância em Saúde Luiz Carlos Reblin começará em instantes

A Gazeta integra o

Saiba mais

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espirito Santo.