> >
Covid-19: ES vai receber mais 50 mil novas doses de Coronavac

Covid-19: ES vai receber mais 50 mil novas doses de Coronavac

Estimativa é que remessa de imunizante possa chegar até segunda-feira (8); vacina será usada em idosos e trabalhadores da saúde

Publicado em 4 de fevereiro de 2021 às 18:47- Atualizado há 3 anos

Ícone - Tempo de Leitura min de leitura
Vacina Coronavac
O Espírito Santo já recebeu um pouco mais de 117 mil doses da Coronavac desde o início da imunização, em janeiro. (Carlos Alberto Silva)
Aline Nunes
Repórter de Cotidiano / [email protected]

Uma nova remessa da Coronavac está programada para chegar ao Espírito Santo entre esta sexta (5) e segunda-feira (8). A estimativa apresentada pelo governo federal à Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) aponta a distribuição de cerca de 50 mil novas doses do imunizante, que será usado em idosos com mais de 90 anos, trabalhadores de saúde e o restante do público-alvo que já recebeu a primeira dose e precisa completar o ciclo de imunização contra a Covid-19 com mais uma aplicação. 

O secretário Nésio Fernandes afirma que o quantitativo e o cronograma de entrega ainda não foram formalizados pelo Ministério da Saúde, porém os indicativos demonstram que até o início da próxima semana as vacinas estarão disponíveis no Estado. 

Covid-19 - ES vai receber mais 50 mil novas doses de Coronavac

Diante dessa previsão, o governo decidiu antecipar a imunização de idosos com 90 anos ou mais, e começou a distribuir aos municípios a Coronavac que já estava no estoque da Sesa e havia sido reservada para a segunda dose do grupo prioritário que já vem sendo vacinado com esse imunizante. 

O Espírito Santo já havia recebido pouco mais de 117 mil doses da Coronavac em dois lotes.

A Sesa acrescenta, por meio da assessoria, que enquanto não havia garantia de que o ministério iria enviar essa nova remessa, o Estado precisava manter a vacina guardada porque há um intervalo máximo de quatro semanas para aplicação da primeira e segunda doses da Coronavac, ou, do contrário, o ciclo de imunização fica incompleto. 

A vacinação da população da faixa etária a partir de 90 anos estava programada para quando chegasse o novo lote da Corovac, mas foi possível antecipar a imunização nesta nova estratégia: esses idosos começam a receber a vacina com o que estava reservado, e as pessoas que já foram imunizadas anteriormente, como profissionais de saúde da linha de frente do enfrentamento à Covid-19 e internos de asilos e instituições psiquiátricas, vão ter a segunda dose assim que chegar a nova remessa.

Além das cerca de 50 mil doses que chegam nos próximos dias, Nésio Fernandes diz que outras duas remessas da Coronavac e mais uma da Astrazeneca são esperadas ainda para fevereiro. Entretanto, não há estimativa de quantidade a ser distribuída para o Espírito Santo. 

À medida que os imunizantes forem chegando, a Sesa vai ampliar a cobertura vacinal dos trabalhadores de saúde, hoje em 72%, e também atender outras faixas etárias da população idosa. Na primeira fase da campanha de vacinação, deverão ser contempladas as pessoas com 75 anos ou mais. 

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

Tags:

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais