> >
Coronavírus: sobe para dez o número de presos contaminados no ES

Coronavírus: sobe para dez o número de presos contaminados no ES

Além dos detentos, 18 agentes penitenciários e 17 profissionais da saúde que realizam atendimentos nas penitenciárias estão infectados; informações sobre os casos serão públicas

Publicado em 30 de abril de 2020 às 20:24

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Prisão
Casos dentro do sistema prisional capixaba crescem e número de detentos infectados pela Covid-19 chega a dez. (Shutterstock)
Coronavírus: sobe para dez o número de presos contaminados no ES

Subiu para dez o número de presos que foram diagnosticados com o novo coronavírus no Espírito Santo. Os detentos são de três presídios, dois localizados em Viana e um em Cachoeiro de Itapemirim. A cidade da Grande Vitória concentra nove desses casos positivos.

Além desses internos, 18 agentes penitenciários e 17 profissionais da saúde que realizam atendimentos nas penitenciárias testaram positivo para a doença. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira (30) pela Defensoria Pública do Estado (DPES), após recebê-los da Secretaria de Estado da Justiça (Sejus).

De acordo com a pasta, que é responsável por todo o sistema prisional capixaba, os presos que contraíram a Covid-19 estão isolados em celas específicas e recebendo o atendimento médico adequado. Já os trabalhadores estão afastados do serviço para cumprir os protocolos recomendados.

SISTEMA PRISIONAL DO ES: QUEM TESTOU POSITIVO

  • 8 presos do Centro de Detenção Provisória de Viana II;
  • 1 detento da Penitenciária de Segurança Máxima I de Viana;
  • 1 interno da Penitenciária Regional de Cachoeiro de Itapemirim;
  • 18 inspetores penitenciários;
  • 17 colaboradores do Instituto Vida e Saúde (Invisa).

DADOS SERÃO PÚBLICOS

Atendendo a uma recomendação feita pela Defensoria Pública do Espírito Santo (DPES) na última segunda-feira (27), as informações a respeito de presos, servidores e prestadores do sistema prisional capixaba que forem diagnosticados com o novo coronavírus serão públicas.

Nesta quinta-feira (30), a Secretaria Estadual de Justiça (Sejus) informou que está trabalhando para divulgar os dados no próprio site, mas ainda não tem uma previsão de quando eles estarão disponíveis. A previsão é que os números sejam alimentados diariamente e “em tempo real”.

Já a Secretaria de Controle e Transparência do Estado (Secont), que também foi acionada pela recomendação, respondeu por meio de um ofício nesta quinta-feira (30),  que um estudo avaliará a possibilidade de disponibilizar os dados do sistema prisional no Painel Covid-19, da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa).

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais