ASSINE

Coronavírus no ES: por que o número de casos aumentou tanto em um dia?

Mudança na captação dos dados registrados por dia no Espírito Santo provocou um salto no número de diagnósticos

Publicado em 15/04/2020 às 20h36
Atualizado em 15/04/2020 às 20h52
kit de diagnóstico para coronavírus
kit de diagnóstico para coronavírus. Crédito: Bernardo Portella/Fiocruz

Uma mudança  na captação dos dados sobre os resultados nos testes  de Covid-19 registrados por dia no Espírito Santo provocou um salto no número de diagnósticos nos últimos dias. Na terça-feira (14),  94 novos casos foram confirmados. Nas últimas 24 horas, o número total saiu de 557 para 754 em todo o Estado. Ou seja,  197 casos a mais. 

De acordo com o governador Renato Casagrande (PSB), a partir de agora estão sendo contabilizados também os dados dos municípios e dos laboratórios particulares, o que ocasionou esse aumento nos registros.

O governo também lançou nesta quarta-feira o "Painel Covid", site que concentrará todos os dados registrados do monitoramento do coronavírus no Espírito Santo, por cidade e bairro, em tempo real. 

 "É um sistema de inteligência artificial que desenvolvemos para tratar e processar os dados em tempo real. Através do nosso sistema de notificação de doenças, chamado e-SUS Vigilância em Saúde (VS), todos os municípios, unidades de saúde, UPA, hospitais e laboratórios privados precisam notificar todas as doenças nesse sistema.  Havia dados que estavam acumulados nesses locais. Por isso, o número registrado a partir agora de vai ser superior (ao que vinha sendo registrado)", explicou o governador.

O processo de migração das informações teve início na última semana, a partir do momento em que as notificações pelos municípios começaram a ser realizadas pelo Sistema e-SUS  desenvolvido no Estado, em parceria com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS). Com isso, as notificações sobre o novo Coronavírus são inseridas diretamente no sistema, que compila os dados e os transfere para o ambiente virtual. 

Entre as informações divulgadas, o governo explicou que são notificados como casos suspeitos de Covid-19 toda síndrome gripal, conforme a Nota Técnica, baseada em orientações do Ministério da Saúde.

Já os casos confirmados contabilizados são aqueles que passaram por testes laboratoriais com resultado positivo, ou aqueles que tenham a confirmação clínico-epidemiológica da doença, com quadro de síndrome gripal ou síndrome respiratória aguda grave e com histórico de contato próximo ou domiciliar com caso confirmado laboratorialmente para Covid-19.

A Gazeta integra o

Saiba mais

Se você notou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, clique no botão e nos avise, para que possamos corrigi-la o mais rápido possível

Para melhorar a sua navegação, A Gazeta utiliza cookies e tecnologias semelhantes como explicado em nossa Politica de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com tais condições.

Bem-vindo

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espírito Santo.