> >
Coronavírus no ES: por que o número de casos aumentou tanto em um dia?

Coronavírus no ES: por que o número de casos aumentou tanto em um dia?

Mudança na captação dos dados registrados por dia no Espírito Santo provocou um salto no número de diagnósticos

Publicado em 15 de abril de 2020 às 20:36

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
kit de diagnóstico para coronavírus
kit de diagnóstico para coronavírus. (Bernardo Portella/Fiocruz)

Uma mudança  na captação dos dados sobre os resultados nos testes  de Covid-19 registrados por dia no Espírito Santo provocou um salto no número de diagnósticos nos últimos dias. Na terça-feira (14),  94 novos casos foram confirmados. Nas últimas 24 horas, o número total saiu de 557 para 754 em todo o Estado. Ou seja,  197 casos a mais. 

De acordo com o governador Renato Casagrande (PSB), a partir de agora estão sendo contabilizados também os dados dos municípios e dos laboratórios particulares, o que ocasionou esse aumento nos registros.

O governo também lançou nesta quarta-feira o "Painel Covid", site que concentrará todos os dados registrados do monitoramento do coronavírus no Espírito Santo, por cidade e bairro, em tempo real. 

 "É um sistema de inteligência artificial que desenvolvemos para tratar e processar os dados em tempo real. Através do nosso sistema de notificação de doenças, chamado e-SUS Vigilância em Saúde (VS), todos os municípios, unidades de saúde, UPA, hospitais e laboratórios privados precisam notificar todas as doenças nesse sistema.  Havia dados que estavam acumulados nesses locais. Por isso, o número registrado a partir agora de vai ser superior (ao que vinha sendo registrado)", explicou o governador.

O processo de migração das informações teve início na última semana, a partir do momento em que as notificações pelos municípios começaram a ser realizadas pelo Sistema e-SUS  desenvolvido no Estado, em parceria com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS). Com isso, as notificações sobre o novo Coronavírus são inseridas diretamente no sistema, que compila os dados e os transfere para o ambiente virtual. 

Entre as informações divulgadas, o governo explicou que são notificados como casos suspeitos de Covid-19 toda síndrome gripal, conforme a Nota Técnica, baseada em orientações do Ministério da Saúde.

Já os casos confirmados contabilizados são aqueles que passaram por testes laboratoriais com resultado positivo, ou aqueles que tenham a confirmação clínico-epidemiológica da doença, com quadro de síndrome gripal ou síndrome respiratória aguda grave e com histórico de contato próximo ou domiciliar com caso confirmado laboratorialmente para Covid-19.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais